Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa reza pela paz no Sudão e defende João Paulo II

16 abr, 2023 - 12:11 • Liliana Monteiro , Ricardo Vieira

Na cerimónia do Angelus, deste domingo, na praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa pediu orações pelas vítimas e pela paz.

A+ / A-

O Papa Francisco mostrou-se este domingo preocupado com os combates no Sudão e saiu em defesa de São João Paulo II.

Os confrontos entre o exército e um grupo paramilitar já fizeram dezenas de mortos e centenas de feridos no Sudão. Na cerimónia do Angelus, deste domingo, na praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa pediu orações pelas vítimas e pela paz.

“Rezemos pelas vítimas pedindo a Deus que o mundo não viva mais o desânimo da morte violenta pela mão do homem, mas o espanto da vida que ele dá e renova com a sua graça”, disse Francisco.

“Sigo com preocupação o que se está a passar no Sudão. Estou próximo do povo sudanês tão marcado por provações. Convido a rezar para que se deponham as armas e prevaleça o diálogo para que se retome a paz e a concórdia”, declarou o Papa.

Francisco também saiu em defesa de S. João Paulo II, na sequência de insinuações no caso do desaparecimento da jovem Emanuela Orlandi, em 1983.

“Estou certo de interpretar o sentimento dos fiéis de todo o mundo. Dirijo um pensamento grato à memória de São João Paulo II nestes dias objeto de ilações ofensivas e infundadas”, afirmou Francisco.

A declaração do Papa responde, indiretamente, a declarações de Pietro Orlandi, irmão de Emanuela Orlandi, filha de um funcionário do Vaticano que desapareceu no centro de Roma, no dia 22 de junho de 1983.

O caso foi reaberto em janeiro deste ano pelo procurador do Vaticano, uma decisão que também teve em conta os apelos da família da jovem.

Pietro Orlandi encontrou-se esta semana com magistrados do Vaticano e foi a um programa de televisão italiano, em que divulgou uma gravação com declarações de um alegado membro da máfia a acusar o Papa João Paulo II de sair durante a noite, acompanhado por dois religiosos polacos, à procura de raparigas jovens, refere o site Vatican News.

A insinuação, feita sem qualquer prova, foi veemente negada pelo Vaticano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+