Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente

É importante assumir em público os “valores da vida”

18 mar, 2023 - 13:08 • Ângela Roque

Cardeal Patriarca de Lisboa apela á participação na Caminhada pela Vida que se realiza este sábado em 10 cidades do país.

A+ / A-

O cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente apela à mobilização dos cristãos na “Caminhada pela Vida”, lembrando que é importante assumir em público a defesa dos “valores da vida”. A Caminhada realiza-se este sábado em 10 cidades do país.

Na mensagem que divulgou em outubro, quando a Caminhada esteve prevista, e que agora é renovada, D. Manuel Clemente sublinha que "como tem acontecido nos outros anos, também desta vez, desejo a todos os que se dispõem a participar na Caminha pela Vida que participem de alma e coração, como sempre acontece, e com adesão cada vez maior de famílias e de grupos”. Para o cardeal Patriarca, quem está “do lado da vida” não pode deixar de assumir publicamente os valores que defende, a par de ações concretas.

D. Manuel refere que “é importante que digamos em público aquilo que nos vai no coração e o nosso compromisso em relação à vida, que tem os obstáculos que sabemos, na vida de muita gente, na dificuldade em prosseguir, em problemas que se levantam, quer quanto à conceção, quer agora em relação à morte natural.

Numa outra passagem da sua mensagem, o cardeal Patriarca sublinha que “nós estamos realmente do lado da vida e queremos manifestar isso, não apenas numa caminhada de um dia, mas na caminhada de todos os dias, na solidariedade com as situações difíceis, colaborando com tudo aquilo que proteja e promova a vida humana”, afirma.

A iniciativa “não é confessional”, mas a Federação Portuguesa pela Vida agradece o incentivo que têm recebido da hierarquia da Igreja, nomeadamente do cardeal patriarca de Lisboa, mas também “outros bispos foram disponibilizando apoio. O arcebispo de Évora gravou uma mensagem e fez-nos chegar uma carta, e vários outros bispos. Temos recebido todo o apoio. Para nós é um sinal muito positivo”, refere José Maria Seabra Duque, da organização.

A Caminhada pela Vida é organizada em 10 cidades: para além de Lisboa e Porto vai decorrer também em Braga, Guarda, Viseu, Aveiro, Évora, Coimbra, Santarém e Funchal. Em Lisboa o itinerário este ano será diferente. A Caminhada parte do Largo Camões às 15h00 e segue até ao Rossio.

Os locais e horários da Caminhada pela Vida podem ser consultados no site e nas redes sociais da Caminhada pela Vida e da Federação Portuguesa pela Vida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+