Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Abusos na Igreja. D. José Ornelas promete mais medidas nos próximos dias

08 mar, 2023 - 18:02 • Ricardo Vieira

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa garante ainda que vai prestar todas as informações no Parlamento sobre os abusos na Igreja.

A+ / A-
​Abusos na Igreja. D. José Ornelas promete mais medidas nos próximos dias

Veja também:


O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, mostra-se disponível para prestar todos os esclarecimentos no Parlamento sobre os abusos sexuais na Igreja Católica e promete mais medidas nos próximos dias.

“As medidas já tomadas e que continuarão nos próximos dias são sinal de um compromisso sério da Igreja em Portugal e de um total empenho em erradicar os abusos sexuais das crianças e dos jovens, porque isto é algo não só devastador para as vítimas, mas também completamente contraditório com aquilo que é a Igreja, ao seu papel e aquilo que ela pretende fazer”, afirma D. José Ornelas, numa declaração enviada à Renascença.

As audições parlamentares do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e da ministra da Justiça, entre outras entidades, foram aprovadas esta quarta-feira por unanimidade, após requerimentos apresentados por PS, PSD e Chega.

D. José Ornelas diz que recebeu a notícia com satisfação e garante total disponibilidade para prestar as informações e esclarecimentos aos deputados.

“Da minha parte, da parte da Conferência Episcopal Portuguesa, estamos totalmente disponíveis para prestar todas as informações e esclarecimentos necessários na Assembleia da República a propósito das ações que estamos a realizar no âmbito dos abusos sexuais de menores e de pessoas vulneráveis.”


A Igreja Católica deseja "ser parte ativa na resolução desta dramática situação que é transversal a toda a sociedade".

"Este é um ponto muito positivo, que vai ao encontro de algumas decisões tomadas na última assembleia plenária do episcopado português e que já está a ter consequências práticas, desde logo na atuação por parte de algumas dioceses que receberam as listas elaboradas com toda a competência por parte da Comissão Independente e do grupo de investigação histórica dos arquivos diocesanos e das estruturas de vida consagrada”, sublinhou o presidente da CEP.

Esta quarta-feira, a Diocese de Angra afastou dois padres e a Arquidiocese de Évora afastou um sacerdote que constavam na lista enviada pela Comissão Independente.


Se foi vítima de abuso ou conhece quem possa ter sido, não está sozinho e há vários organismos de apoio às vítimas a que pode recorrer:

- Serviço de Escuta dos Jesuítas , um “espaço seguro destinado a acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais nas instituições da Companhia de Jesus.

Telefone: 217 543 085 (2ª a 6ª, das 9h30 às 18h) | E-mail: escutar@jesuitas.pt | Morada: Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa

- Rede Care , projeto da APAV, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que “apoia crianças e jovens vítimas de violência sexual de forma especializada, bem como as suas famílias e amigos/as”.

Com presença em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Setúbal, Santarém, Algarve, Alentejo, Madeira e Açores.

Telefone: 22 550 29 57 | Linha gratuita de Apoio à Vítima: 116 006 | E-mail: care@apav.pt

- Comissões Diocesanas para a Protecção de Menores . São 21 e foram criadas pela Conferência Episcopal Portuguesa.

São constituídas por especialistas de várias áreas, recolhem denúncias e dão “orientações no campo da prevenção de abusos”.

Podem ser contactadas por telefone, correio ou email.

Para apoiar organizações católicas que trabalham com crianças:

- Projeto Cuidar , do CEPCEP, Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica

Se pretende partilhar o seu caso com a Renascença, pode contactar-nos de forma sigilosa, através do email: partilha@rr.pt

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    09 mar, 2023 ILHAVO 05:50
    São declarações muiio "bonitas" e sensatas, mas TOTALMENTE CONTRADITÓRIAS com as que muito confusa e atabalhoadamente lhe vouvi na conferência de imprensa da CEP (e não tinha cera nos ouvidos). Absolutamente ninguém então entendeu o que agora vem dizer. É muito bom que o diga, ... mas muitos ficarão à espera (e outros talvez nem isso) do que farão nos "próximos dias". ... Mas, atenção que já passaram vários, e sucederam-se os disparates!

Destaques V+