Tempo
|
A+ / A-

Abusos na Igreja. Dioceses de Angra e Évora afastam preventivamente três sacerdotes

08 mar, 2023 - 14:50 • Ângela Roque

Padres afastados constam da lista de alegados abusadores entregue pela Comissão Independente.

A+ / A-

A diocese de Angra e a arquidiocese de Évora anunciaram, esta quarta-feira, o afastamento preventivo de sacerdotes suspeitos da prática de abusos. As decisões foram anunciadas através de comunicados publicados nos respetivos sites diocesanos.

A diocese de Angra, nos Açores, confirma a suspensão de dois padres - um de São Miguel, outro da ilha Terceira – cujos nomes constam da lista entregue pela Comissão Independente.

Os dois sacerdotes ficam “impedidos do exercício público do ministério até ao final do processo de investigação prévia”, que já foi iniciado “de acordo com as normas canónicas”, seguindo-se a participação ao Ministério Público.

Também a arquidiocese de Évora anunciou o afastamento de um padre suspeito e que consta da mesma lista.

Foi já aberta uma investigação prévia aos factos, alegadamente “referentes a abusos ocorridos contra rapazes na década de 1980, no Seminário Menor”. O caso seguirá para o Dicastério da Doutrina da Fé, em Roma”.

Ao todo, Évora recebeu dois nomes de sacerdotes suspeitos, um deles já faleceu. Sobre o outro o arcebispo de Évora pediu “informação complementar” à Comissão Independente e, com base nos esclarecimentos que recebeu ontem, 7 de março, D. Francisco Senra Coelho avançou com a medida cautelar e com a investigação.

Em entrevista ao programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público, D. Francisco Senra Coelho explica que o caso está agora a ser analisado pelo Vaticano.

“Interroguei o sacerdote, conversei com ele, dei-lhe a conhecer a situação e, por vários motivos, como por exemplo: não haver perigo de segurança para nenhuma criança na comunidade paroquial, não ser motivo de divisão na comunidade e também para a segurança do próprio, o sacerdote cautelarmente é retirado. Porque o senhor padre, por motivos cautelares, está retirado de pároco e de qualquer contacto com menores, até que venha a resposta de Roma”, afirma o arcebispo de Évora.

OuvirPausa
Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, explica afastamento cautelar de padre
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    08 mar, 2023 ILHAVO 15:45
    Então, podem ou não podem - e devem ou não devem - ser cautelarmente afastados os sacerdotes indiciados por crimes de abuso sexual de crianças e menores? E os bispos que encobriram (e que, porventura, ainda encobrem os crimes) mandam todos o mesmo na Igreja Católica (mais até que o Papa), e têm todos o mesmo dom do Espírito Santo?

Destaques V+