Tempo
|
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

JMJ. Igreja vai pagar a reclusos para construir confessionários

17 fev, 2023 - 19:14 • Tomás Anjinho Chagas

Protocolo foi assinado esta sexta-feira. 150 reclusos vão erguer 150 confessionários para o evento. D. Américo Aguiar admite que envolvidos podem ser convidados para o evento.

A+ / A-

Há reclusos em Portugal que também vão estar envolvidos na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Foi assinado esta sexta-feira o protocolo entre a Fundação JMJ e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que põe o plano em marcha.

A informação já tinha sido noticiada pelo jornal 7 Margens, e foi hoje materializada na sede da JMJ, no Beato em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Fundação JMJ Lisboa e bispo auxiliar de Lisboa reagiu também ao episódio do padre Anastácio que se tentou entregar à justiça, por ter cometido crimes de abusos sexuais de menores. D. Américo Aguiar admitiu que há reclusos que podem vir a ser convidados para a JMJ.

"Gostávamos", assume o bispo auxiliar de Lisboa, em relação aos reclusos envolvidos nesta iniciativa, mas acrescenta que essa vontade se estende também aos jovens que estão presos.

O objetivo é construir em madeira reciclada - e que pode ser "novamente reciclada"- 150 confessionários que vão ficar no Parque Perdão, na zona de Belém. E quem os vai fabricar são 150 reclusos, 50 de cada uma de três prisões diferentes: Porto, Paços de Ferreira e Coimbra.

D. Américo Aguiar revelou que a Igreja vai pagar cerca de 80 euros por cada confessionário, sendo que este é o valor sem o preço do material. Neste preço está incluído o valor que vai ser pago aos próprios reclusos que vão estar envolvidos na sua construção. Fazendo as contas, a iniciativa vai custar pelo menos 12 mil euros à Fundação JMJ.

As infraestruturas, que pode ver na imagem acima, são de montagem simples. "São confessionários tipo IKEA", descreve D. Américo Aguiar. "São muito fáceis de montar", concretiza o presidente da Fundação JMJ.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Pereira
    19 abr, 2023 Fafe 09:27
    o valor de 80€ não será pago aos reclusos afetos à construção dos confessionários, será pago aos EP's que por sua vez, pagarão aos reclusos um mísero valor a rondar os 60€ mensais. exatamente o valor que os reclusos ocupados laboralmente auferem. as JMJ até podem acreditar que esse valor será devolvido aos reclusos. desenganem-se. esse valor fica no caixa dos EP's para ser utilizado em contas correntes.

Destaques V+