Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Saudades dos Cartuxos”. Exposição de fotografia chega a Reguengos de Monsaraz

11 jan, 2023 - 16:19 • Rosário Silva

Fotos de Eduardo Gageiro, José Manuel Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Coelho, Virgílio Ferreira e Paulo Catrica vão poder ser apreciadas até 27 de fevereiro.

A+ / A-

Criada para assinalar a despedida dos últimos quatro monges cartuxos que viveram até 2019, no Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, a exposição “Saudades dos Cartuxos” volta a ver a luz do dia, desta vez na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

A mostra da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), que abre a 18 de janeiro, apresenta 16 fotografias, muitas das quais inéditas, criadas entre 1970 e 2019, por oito fotógrafos que, na sua maioria, participaram em projetos da FEA.

“Saudades dos Cartuxos” integra imagens de alguns dos nomes mais representativos da fotografia contemporânea, nomeadamente de Eduardo Gageiro, José Manuel Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Coelho, Virgílio Ferreira e Paulo Catrica. As fotografias recordam a presença dos monges cartuxos, os afetos e a vivência do lugar.

“Porque se tratava de lembrar a passagem dos cartuchos por Évora, procurei que as fotos fossem “habitadas”, isto é, que a exposição enunciasse a presença dos monges no Mosteiro, as dimensões espiritual e comunitária, o modo de vida intramuros”, refere o curador da exposição, José Alberto Ferreira, diretor Artístico do Centro de Arte e Cultura da FEA.

Para José Alberto Ferreira “a Cartuxa é fotografia, que a fotografia difundiu amplamente uma imagem da Cartuxa, e que assim se gerou um amplo conhecimento do lugar, nas suas múltiplas dimensões, pela imagem”.

O curador lembra ainda que “os fotógrafos aqui reunidos são, inequivocamente, os grandes protagonistas desse processo que inscreve a Cartuxa no inconsciente ótico de que o imaginário coletivo faz parte.”

“Saudades dos Cartuxos” vai estar patente até dia 27 de fevereiro na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado, em horário de expediente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+