Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo bispo auxiliar de Braga é ordenado no domingo

30 nov, 2022 - 11:11 • Olímpia Mairos

A cerimónia da ordenação episcopal de D. Delfim Gomes tem lugar na Catedral de Bragança e é presidida por D. José Cordeiro.

A+ / A-

O arcebispo metropolita de Braga, D. José Cordeiro, vai presidir à ordenação episcopal de D. Delfim Jorge Esteves Gomes, nomeado pelo Papa Francisco, no dia 7 de outubro, para bispo titular de Dume e auxiliar da Arquidiocese de Braga.

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, e vários arcebispos e bispos de Portugal e Espanha serão, também, ordenantes.

A cerimónia tem lugar domingo, às 15h00, na Catedral de Bragança.

A liturgia da celebração será orientada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia e Espiritualidade e conta com a colaboração de vários acólitos e seminaristas da diocese.

Na música litúrgica estarão presentes os coros paroquiais da cidade de Bragança (Coro Nossa Senhora Rainha, Coro de S. Vicente, Coro de S. Tiago), o Coral Brigantino, o Coro paroquial de Torre de Moncorvo, o Coro paroquial de Vila Flor, a Filarmónica de Bragança e os organistas residentes da catedral e do Santuário da Senhora da Assunção de Vilas Boas.

Segundo a comissão organizadora, são esperadas milhares de pessoas na celebração, indicando, por isso, que “para uma melhor circulação, as portas da catedral abrem uma hora antes, e o acolhimento será feito pelos escuteiros

Já o acesso aos parques de estacionamento e ruas envolventes estará limitado, recomendando-se o estacionamento das viaturas nos espaços da atual e antiga feiras (Forte S. João de Deus e Segurança Social).

O novo bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, que escolheu como lema episcopal “é dando que se recebe”, extraído da Oração da Paz atribuída a S. Francisco de Assis, evoca, nas suas insígnias episcopais o Nordeste Transmontano, região do país que o viu nascer e crescer ao serviço da Igreja e dos mais frágeis.

D. Delfim Gomes será apresentado à Arquidiocese de Braga, no dia seguinte à ordenação, dia 5 de dezembro, Festa de São Geraldo, às 17h30, na Sé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+