Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Braga tem um novo bispo auxiliar

07 out, 2022 - 11:01 • Ana Catarina André

D. Delfim Gomes, de 60 anos, era até agora pároco de Vila Flor, em Bragança.

A+ / A-

O Papa Francisco nomeou o padre Delfim Gomes bispo auxiliar de Braga. O sacerdote de 60 anos era, até agora, pároco de Vila Flor, em Bragança, e vice-presidente do Instituto Diocesano do Clero.

Em nota enviada à Renascença, a diocese de Bragança-Miranda avançou que a ordenação episcopal está marcada para 4 de dezembro às 15h00, na Catedral de Bragança. D. Delfim Gomes será, depois, apresentado à arquidiocese de Braga no dia 5 de dezembro, às 17h30, na Sé de Braga.

Nascido a 1 de janeiro de 1962, em Bragança, Delfim Jorge Esteves Gomes foi ordenado padre a 3 de setembro de 1989, por D. António José Rafael. Foi prefeito e depois vice-reitor no Seminário Maior de São José, na mesma diocese, entre 1990 e 1992. Tornou-se pároco de Vila Flor em 1992. Entre 2011 e 2021, foi Vigário Episcopal para o Clero, na época em que D. José Cordeiro esteve à frente da diocese.

Dedicou-se, desde cedo, aos mais vulneráveis. Entre 1995 e 2000 foi chefe da equipa do Projeto de Luta contra a Pobreza. Fez uma tese de mestrado sobre o tema e escreveu o livro “Pobreza e Relações Humanas”, editado em 2015 pela Cáritas. Exerceu também funções de coordenador distrital do Instituto Português da Droga e Toxicodependência, entre 2000 e 2002.

Deu aulas de Educação Moral Religiosa Católica, na Escola Básica e Secundária de Vila Flor. Em 2016, foi nomeado diretor do Secretariado Diocesano da Educação Moral e Religiosa Católica, sendo também membro do Secretariado Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou "o seu regozijo" pela nomeação. Em comunicado, a CEP considera que "a Igreja em Portugal e, particularmente, a Arquidiocese de Braga vão usufruir da experiência e competência de D. Delfim Gomes em setores como o cuidado pastoral dos fiéis e comunidades, a formação nos seminários, a educação moral e religiosa católica, as questões sociais da pobreza, droga, toxicodependência e defesa da vida, a coordenação de centros sociais, unidades pastorais e organismos diocesanos".

Também o arcebispo de Braga agradeceu ao Papa Francisco “o gesto de proximidade paterna e fraterna” ao escolher D. Delfim Jorge Esteves Gomes para bispo auxiliar desta diocese. “Recebo com enorme alegria este dom da Graça para a desafiante missão na nossa querida Arquidiocese em renovada peregrinação sinodal e samaritana com o Presbitério, as Famílias, os Jovens e todo o Povo Santo de Deus”, escreveu D. José Cordeiro, na mensagem publicada online.

Notícia atualizada às 16h10

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+