Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escoteiros de Portugal enviam oito toneladas de bens para refugiados ucranianos

01 abr, 2022 - 14:58 • Ana Lisboa

Primeiro carregamento sai de Matosinhos este sábado em direção à Polónia.

A+ / A-

A Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) mobilizou-se para recolher bens "com o objetivo de apoiar as famílias ucranianas que, por força das circunstâncias, tiveram de abandonar os seus lares e dirigir-se a países vizinhos", fugindo assim da guerra na Ucrânia, refere um comunicado dos escoteiros.

Até agora conseguiram reunir "mais de 8 toneladas de bens, que serão enviados já este sábado, 2 de abril, a partir de Lavra, Matosinhos, onde está localizado um dos centros de atividades da AEP, o Centro de Atividades Escotistas de Paiço".

Esta iniciativa foi feita em articulação com os Escoteiros da Polónia que vão enviar os bens para "localidades que continuam a receber famílias ucranianas deslocadas".

A nota dos Escoteiros de Portugal informa ainda que "desde a primeira hora que a AEP está em contacto com escoteiros dos países envolvidos nesta iniciativa de apoio humanitário, que foram responsáveis por identificar as principais necessidades e continuam no terreno a apoiar em tarefas variadas. Serão também estes escoteiros locais a assegurar o aprovisionamento e distribuição dos bens enviados".

A Associação dos Escoteiros afirma que "centenas de portugueses e várias empresas responderam ao apelo da AEP, deixando bens num dos pontos de recolha da campanha, disponíveis de norte a sul do país".

Mas agora, "dispõem apenas de entrega no Parque Nacional de Escotismo da Caparica, de onde será enviado, brevemente, mais um carregamento de bens".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+