Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Vaticano dá indicações sobre celebrações da Semana Santa

28 mar, 2022 - 15:09 • Ana Lisboa

Comunicado da Congregação para o Culto Divino foi enviado para as Conferências Episcopais do mundo inteiro.

A+ / A-

Tendo em conta a evolução da pandemia, a Congregação para o Culto Divino enviou uma nota sobre as celebrações da Semana Santa para todas as Conferências Episcopais, delegando em cada Igreja as indicações a dar aos paroquianos.

Diz a nota que "tendo em vista o abrandamento da pandemia, mesmo com ritmos diferentes em cada país, não pretendemos oferecer novas disposições para as celebrações da Semana Santa: a experiência que as Conferências Episcopais adquiriram nos últimos anos permite, certamente, enfrentar as várias situações da forma mais adequada, vigiando sempre para que sejam observadas as normas rituais contidas nos livros litúrgicos".

Lembra a "difícil situação da pandemia" que marcou as celebrações pascais dos últimos dois anos, e pede aos Bispos e às Conferências Episcopais a manterem "a prudência, evitando gestos e comportamentos que possam envolver riscos".

O comunicado do Vaticano destaca para Sexta-feira Santa a Oração Universal da liturgia da Paixão do Senhor e convida a ter como in tenção de fundo "o dom da paz para a Ucrânia" e ainda as vítimas de "todos os outros conflitos, infelizmente sempre muito numerosos em muitos países do mundo".

As celebrações da Semana Santa começam a 10 de abril, Domingo de Ramos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+