Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos da Europa escrevem ao Patriarca de Moscovo a pedir o fim da guerra

11 mar, 2022 - 10:35 • Olímpia Mairos

Segundo o representante dos bispos europeus, face aos “ataques violentos” e aos “infrutíferos” esforços diplomáticos “não se pode excluir a possibilidade de um conflito europeu ou mesmo mundial mais amplo com consequências catastróficas”.

A+ / A-

O presidente dos bispos católicos europeus (COMECE), D. Jean-Claude Hollerich escreveu ao Patriarca Kirill de Moscovo a pedir que intervenha junto das autoridades russas para que cessem as hostilidades e sejam abertos corredores humanitários.

De acordo com o portal de notícias do Vaticano, o cardeal implorou ao Patriarca que “no espírito de fraternidade” faça "um apelo urgente às autoridades russas para cessar imediatamente as hostilidades contra o povo ucraniano e mostre boa vontade em encontrar uma solução diplomática para o conflito, baseada no diálogo, no bom senso e no respeito ao direito internacional, permitindo corredores humanitários seguros e acesso ilimitado à assistência humanitária”.

O cardeal Hollerich afirma-se “com o coração partido” e fala das dramáticas consequências da “loucura da guerra na Ucrânia”.

“Milhares de pessoas, tanto soldados como civis, já perderam as suas vidas e mais de um milhão de pessoas foram deslocadas ou fugiram de sua terra natal; a maioria delas são mulheres e crianças vulneráveis”, escreve.

O presidente da COMECE alerta, na carta, que face aos “ataques violentos” e aos “infrutíferos” esforços diplomáticos “não se pode excluir a possibilidade de um conflito europeu ou mesmo mundial mais amplo com consequências catastróficas”.

“Nestes momentos sombrios para a humanidade, acompanhados de intensos sentimentos de desespero e medo, muitos” - escreve o cardeal - “olham para o senhor, Sua Santidade, como alguém que poderia trazer um sinal de esperança para uma solução pacífica deste conflito".

“Façamos o nosso melhor para ajudar a pôr fim a esta guerra sem sentido, para que a reconciliação e a paz possam mais uma vez habitar o continente europeu”, conclui.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+