Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Missionários da Consolata lançam campanha para ajudar refugiados ucranianos

04 mar, 2022 - 18:46 • Ana Lisboa

Os donativos angariados serão encaminhados para as duas comunidades da Consolata que existem na Polónia, o país que está a acolher milhares de pessoas fugidas da guerra na Ucrânia.

A+ / A-

Os Missionários da Consolata em Portugal lançaram a campanha de solidariedade “Vamos consolar o povo ucraniano”.

Os donativos angariados serão encaminhados, segundo este instituto, "num primeiro momento, para os nossos missionários que estão na linha da frente, nas duas comunidades que estão a acolher e a ajudar os refugiados ucranianos na Polónia. Mais tarde, canalizaremos essa ajuda para os refugiados ucranianos que possam chegar também a Portugal".

O padre Luca Bovio, missionário da Consolata na Polónia, explica que "a maioria dos refugiados que estão a chegar são mulheres e crianças", uma vez que os homens entre os 18 e os 60 anos tiveram de ficar na Ucrânia a combater contra a Rússia.

A tarefa principal da congregação é procurar famílias para acolher as pessoas que atravessam a fronteira.

Este missionário de origem italiana salienta que a comunidade da Consolata de Kielpin "trabalha em colaboração com a paróquia de Santa Margarida, em Łomianki, perto de Varsóvia, onde se encontra a nossa comunidade, e também com a Caritas”.

O sacerdote refere que, no âmbito do trabalho ligado ao acolhimento de refugiados, “os carros da paróquia já partiram rumo à fronteira, a fim de trazer os primeiros refugiados para cá. Estamos a preparar alojamento junto das famílias que já se disponibilizaram para o efeito e nossa comunidade também está disponível".

Os Missionários da Consolata estão igualmente a "recolher alimentos que não se estragam, roupas em bom estado, produtos de limpeza doméstica, medicamentos, entre outros".

Mas, diz o padre Luca Bovio, são "necessárias também doações em dinheiro", que será "utilizado para cobrir os custos dos serviços prestados às pessoas aqui no local e na Ucrânia, como por exemplo, pagamentos de renda de casa, se necessário, ajuda dada às famílias de acolhimento que não dispõem de meios financeiros, cuidados médicos, entre outros".

Quem quiser contribuir, pode enviar o seu donativo para os Missionários da Consolata:

Campanha “Vamos consolar o povo ucraniano”

Rua Francisco Marto, 52 | Apartado 5 | 2496-908 FÁTIMA

Ou ainda para o IBAN: PT50 0033 0000 4551 9115 214 05 ou para o MBWAY: 914 403 732

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+