Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

Bispos brasileiros pedem ajuda para as vítimas das cheias em Petrópolis

17 fev, 2022 - 18:55 • Ana Lisboa

Mais de 100 mortos, entre os quais, crianças e um número de desaparecidos superior a 130. São os resultados das fortes chuvas que caíram na passada terça-feira em Petrópolis, uma cidade do estado do Rio de Janeiro.

A+ / A-

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil escreveu uma mensagem em que se dizem estar "em profunda tristeza".

"Essa consternação toca a nossa fé cristã, impelindo-nos a agir solidariamente", dizem no texto.

Aproveitam para apelar "a cada cristão, aos homens e mulheres de boa vontade, que se com padeçam daqueles que perderam o pouco que possuíam, vítimas da tragédia climática".

E pedem que se leve "amparo às famílias enlutadas e desabrigadas. A nossa Igreja já se mobiliza para ajudar. Sigamos todos juntos".

Nesta mensagem, a CNBB sublinha que "o clamor por iniciativas de apoio às vítimas deve ser acolhido especialmente pelos governantes".

Trata-se, dizem, "de compromisso cristão e irrenunciável tarefa daqueles que ocupam cargos nas instâncias do poder".

Terminam, dizendo-se "convictos de que somos corresponsáveis uns pelos outros, possamos exercer a amizade social, conforme sempre nos orienta o amado Papa Francisco".

Entretanto, o Bispo de Petrópolis, pediu aos padres da diocese, especialmente das zonas mais afetadas, que abram as portas das igrejas para dar abrigo às pessoas que necessitem de acolhimento.

Para D. Gregório Paixão, "este é o momento de sermos todos solidários, ajudando aqueles que precisam de ser acolhidos e fazendo doação do que for possível".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+