Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liberdade Religiosa

Tribunal diz que jovem testemunha de Jeová pode recusar transfusão de sangue

27 set, 2021 - 13:21 • Filipe d'Avillez

O rapaz de 16 anos sofre de leucemia e é testemunha de Jeová, pelo que recusa transfusões de sangue.

A+ / A-

Um jovem de 16 anos que está a ser tratado por leucemia no IPO de Lisboa recusa receber transfusões de sangue, por colidirem com as suas crenças religiosas, enquanto testemunha de Jeová.

Até agora, não tem sido necessário administrar qualquer transfusão ao jovem, cujo nome não tem sido revelado, mas, por essa ser uma terapêutica comum para estes casos, o hospital pediu preventivamente um parecer ao tribunal, segundo a edição online do jornal “Público”, desta segunda-feira.

Qualquer adulto pode recusar tratamento médico, mas com menores de idade o caso é diferente e neste caso, por já ter 16 anos, há outras complicações, pois a lei já reconhece alguma autonomia a jovens nesta fase de pré-maioridade.

Numa primeira instância o Tribunal de Família e Menores decidiu que o IPO deve administrar os tratamentos se chegar a esse ponto. O jovem recorreu da decisão e o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou-a, mas com uma nuance. Se o doente conseguir fazer prova de que tem o discernimento necessário para tal, poderá tomar a decisão por si. Para isso, dizem os juízes, será necessário submeter-se a avaliações psiquiátricas.

Os testemunhas de Jeová valem-se da proibição bíblica de consumo de sangue, descrita tanto no Antigo como no Novo Testamento, para justificarem a sua recusa das transfusões. Já os judeus, incluindo os mais ortodoxos, que procuram viver de acordo com os mandamentos bíblicos, aceitam esse tratamento.

A recusa de transfusões por parte das testemunhas de Jeová é usado quase sempre como um caso paradigmático de conflito entre o direito à vida dos menores e a liberdade religiosa, com diferentes países a adotar diferentes práticas.

Num documento enviado ao jornal Público, a direção da confissão em Portugal defende o direito à recusa do tratamento e saúda o hospital por, até agora, ter respeitado os desejos do jovem e da sua família.

“Ninguém pode dizer com toda a certeza que um paciente vai morrer se recusar uma transfusão, ou que vai sobreviver se a aceitar. De acordo com bibliografia médica, é cada vez mais comum cirurgiões realizarem procedimentos complexos, como cirurgia cardiotorácica, ortopédica e transplantação, sem recurso à transfusão de sangue.”

“Felizmente, os clínicos continuam a tratar adequadamente o jovem e a respeitar a sua consciência, numa abordagem clínica moderna, holística”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    29 set, 2021 Lisboa 10:53
    A opção do doente, é para ser respeitada. Desde que ele assine a declaração a isentar a equipa médica que o trata, de responsabilidades no desfecho e/ou de sequelas que possam surgir, para quê ir a Tribunal?
  • Pimenta
    28 set, 2021 Nice / França 06:14
    Obrigada pelo vosso bom artigo relativo ao jovem de 16 anos. Existem injeções de EPO que aumentam a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Fale com o seu médico o mais rápido possível. Um abraço e muita força e coragem. Sabina Pimenta
  • William of Baskerville
    27 set, 2021 Lisboa 23:13
    Em sociedades evoluídas, essa questão nem se coloca. A autodeterminação é um direito humano básico. E um jovem com 16 anos é bem capaz de decidir por si mesmo quais os tratamentos médicos que aceita, ou que recusa. Esperemos que a decisão do jovem seja respeitada.

Destaques V+