Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Dia Mundial pelo Trabalho Digno

Trabalhadores Cristãos apelam a "rede de proteção mínima" para todos

07 out, 2021 - 18:31 • Ana Lisboa

A mensagem para esta data, que se comemora neste dia 7 de outubro, fala em "retrocesso provocado pela negação dos direitos laborais"

A+ / A-

Na sua mensagem para assinalar o Dia Mundial pelo Trabalho Digno, o Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (MMTC) alerta para um "retrocesso provocado pela negação dos direitos laborais" e para a "violação dos direitos humanos".

O MMTC explica que "a perspetiva do 'trabalho digno' resume as aspirações das pessoas na sua vida laboral, implica oportunidades de trabalho produtivo ao proporcionar um salário justo”.

A nota sublinha a importância da necessidade de segurança no lugar de trabalho e "proteção social para as famílias", assim como liberdade para que as pessoas "expressem as suas preocupações", se organizem e participem nas decisões.

Quem escreve esta mensagem é o Movimento Operário Cristão da Índia, que defende que o crescimento sustentável "requer boa saúde, boa nutrição e uma boa educação". E reconhece que "uma segurança social adequada fomenta o investimento em capital humano, tanto para os empregadores, como para os trabalhadores".

Os trabalhadores cristãos admitem que para a legislação integral de proteção social evoluir "é necessário garantir uma rede de proteção social mínima" para todos os trabalhadores, e fatores como a "despesa social, a tributação progressiva e o funcionamento dos direitos laborais" devem ser essenciais para medir o compromisso do governo em "promover a equidade e reduzir as desigualdades".

A mensagem recorda que o Banco Mundial advertiu que a pandemia de Covid-19 criou uma "nova geração de pobreza e mal-estar" por causa da dívida, enquanto o Fundo Monetário Internacional indicou que os países em desenvolvimento "corriam o risco de retroceder uma década".

O vírus aumentou ainda as diferenças dos salários ou de riqueza em função da classe, raça e género e as mulheres foram "bastante afetadas", a sua a participação na população ativa caiu para níveis mais baixos desde meados dos anos 80.

Além desta mensagem para assinalar o Dia Mundial pelo Trabalho Digno, o MMTC disponibilizou uma Oração que pode ser encontrada no site da Liga Operária Católica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+