Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Presidente da República

Padre Feytor Pinto “viu tudo antes do tempo”, diz Marcelo

06 out, 2021 - 17:13 • Eunice Lourenço

Marcelo Rebelo de Sousa cancelou visita a Tenerife para estar presente nas exéquias porque “há personalidades da sociedade civil que são tão importantes que se impõem mesmo a calendários oficiais”.

A+ / A-

O padre Vitor Feytor Pinto, que morreu esta quarta-feira, viu tudo antes do tempo e foi importante em tudo por onde passou, afirma o Presidente da República.

Em declarações à Renascença, Marcelo Rebelo de Sousa salienta as várias áreas em que Feytor Pinto marcou os últimos 50 anos da sociedade portuguesa, entre as quais a saúde.

“Ele viu tudo antes do tempo. O número de pessoas que conheci ao longo da vida que, nas várias atividades, mas sobretudo na pastoral da saúde, marcadas por ele!”, diz o Presidente que considera Feytor Pinto “um formador natural”, fosse nas homilias, nos cursos que ministrava ou em palestas.

“Foi um precursor da bioética, da ética aplicada ao domínio das ciências da vida e da saúde e à prática e foi de uma grande sensibilidade num tempo em que não havia essa sensibilidade. Ele nunca deixou de tratar dessas matérias e acompanhar os cuidadores, formais e informais, os cuidados paliativos. algumas das últimas conversas que tivemos, nas várias crises que teve no último ano e meio, tratavam dessas questões e ele sempre muito atento ao que se pensava, ao que se fazia”, afirma Marcelo, que também salienta o papel do padre Feytor Pinto no combate à toxicodependência.

“Teve um papel importante em tudo por onde passou. Era preciso encontrar alguém para comissariar, para orientar, para liderar, para lançar pistas e surgia naturalmente o nome do padre Vitor Feytor Pinto”, prossegue o Presidente, que cancelou uma ida a Tenerife para a Sessão de encerramento do I Encontro de Ministros da Justiça Ibero-Americanos e dos Países de Língua Oficial Portuguesa (COMJIB e CMJPLOP), onde vai estar o Rei Felipe VI de Espanha, para poder estar presente nas exéquias do padre Feytor Pinto

“As pessoas têm de perceber que há personalidades da sociedade civil que são tão importantes que se impõem a calendários, mesmo a calendários oficiais e prestar-lhes homenagem é reconhecer a importância dos valores pelos quais se bateram e a que deram toda uma vida. E foi mesmo toda uma vida, rica até ao fim. Cada vez que saia das últimas crises de saúde voltava para a paróquia e voltava para o convívio com a realidade da sociedade portuguesa. É um exemplo que merce a nossa admiração, a nossa homenagem, mas sobretudo a nossa gratidão”, justifica o chefe de Estado.

“É uma personalidade tão rica, tão variada, tão completa que é difícil falar em tudo. Era um homem excecional, uma personalidade da cultura, mas também era uma pessoa de uma grande proximidade de tudo, de grupos, movimento, casais, famílias”, diz ainda Marcelo.

“Não pertenceu à hierarquia, não foi bispo, nem arcebispo, nem cardeal, mas teve influência na formação de muitos membros da hierarquia ao longo dos anos e teve uma grande influência na Igreja portuguesa, no diálogo ecuménico, na sociedade civil, junto de sucessivos Presidentes da Republica e governos, mas também organizações internacionais” acrescenta Marcelo. E resume: “Era uma personalidade fascinante.”

O velório do padre Vitor Feytor Pinto terá início às 18h00 desta quarta-feira e será seguido de uma vigília de oração marcada para as 21h30.

Na quinta-feira, 7 de outubro, realiza-se uma missa de corpo presente presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, às 11h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Magalhães Crespo
    06 out, 2021 Lisboa 18:05
    Só no futuro se conseguirá ter uma noção perfeita do seu valor e do que representou este HOMEM DE CRISTO para a IGREJA em geral e para PORTUGAL em particular.

Destaques V+