Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cáritas de Lisboa ajuda com mais de 570 mil euros

18 ago, 2021 - 17:16 • Ana Lisboa

O Relatório de Atividades 2020 apresenta todos os números que deram resposta a uma "verdadeira emergência socioeconómica" causada pela pandemia da Covid-19.

A+ / A-

A Cáritas Diocesana de Lisboa distribuiu 573.245 euros em ajudas e recebeu 265.667 euros em donativos durante o ano passado, revela o seu Relatório de Atividades.

O presidente deste organismo do Patriarcado de Lisboa refere que "o confinamento obrigou à interrupção abrupta da atividade de muitos setores, provocando a total ou parcial perda de rendimento de muitas famílias, gerando uma verdadeira emergência socioeconómica".

Luís Macieira Fragoso afirma que "o contexto vivido em 2020 levou a tomar medidas para que as comunidades paroquiais e outros grupos de cristãos que atuam no terreno, tivessem o apoio necessário à execução das suas atividades caritativas".

Por isso, esta instituição solidária decidiu aumentar o orçamento para 700 mil euros, "o dobro do que estava destinado", num ano que também criou uma Loja de Donativos online.

"Considerando que uma das mais importantes funções da Cáritas é a de responder a emergências, o esforço financeiro foi possível porque a instituição tinha uma reserva para lidar com situações como a que ainda vivemos", explica este responsável.

Para além da ajuda financeira às paróquias, nomeadamente aos Centros Sociais Paroquiais, a Cáritas de Lisboa entregou ainda cerca de 80 mil euros em ‘Tickets Restaurant’, abrangendo mais de 11 mil e 500 pessoas.

O Relatório de Atividades 2020 contabiliza ainda um aumento de 83% no número de pedidos de apoio em relação ao ano anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+