A+ / A-

​Irmandade de Mafra escolhe projeto da coroa da Santíssima Virgem

05 jul, 2021 - 17:07 • Ana Lisboa

Projeto selecionado pertence ao artista Santiago Rodrigues Lopes.

A+ / A-

A Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, depois de reunir a Assembleia Geral, apresentou "o projeto selecionado para a coroa que será realizada para a coroação canónica de carácter pontifício, com a qual Sua Santidade o Papa Francisco distinguiu a nossa imagem da Santíssima Virgem Maria no mistério da sua Soledade".

Em comunicado, a Irmandade recorda que em Portugal, "somente Nossa Senhora do Sameiro e Nossa Senhora de Fátima receberam este privilégio pontifício".

O projeto selecionado, criado pelo artista Santiago Rodrigues Lopes, "inspirou-se nos modelos de coroas atribuídos a João Frederico Ludovice, arquiteto do Real Edifício de Mafra".

A nota especifica que "foram incluídas nas cartelas representações das invocações simbólicas de Nossa Senhora, que surgem representadas no exterior do zimbório da Basílica, e a cartela central reproduz o anagrama de Jesus e Maria, que se encontra na janela principal da nave da Basílica. As estrelas e as grinaldas, acompanham os modelos reproduzidos nos relicários que temos nos altares. A coroa é rematada com um orbe em lápis-lazúli e uma cruz que reproduz o modelo da coroa real portuguesa".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+