Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vão ser ordenados três novos padres nos Açores

27 jun, 2021 - 11:46 • Ana Lisboa

A cerimónia está marcada para a tarde deste domingo e será presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador. Ordenações dos últimos anos “têm ajudado a renovar o clero”.

A+ / A-

Três sacerdotes formados no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo vão ser ordenados padres neste domingo.

Os futuros sacerdotes são naturais da ilha de São Miguel.

Estas ordenações são encaradas como “uma graça para qualquer Igreja”, reconhece o padre Hélder Miranda Alexandre, o reitor do seminário.

Em seu entender, este "é com certeza um momento privilegiado de bênção para a Igreja dos Açores e para a Igreja Universal".

Nos últimos anos, recorde-se, tem havido várias ordenações de padres: "tivemos seis ordenações o ano passado, o dobro deste ano. Há dois anos, tivemos outra ordenação. Há três anos, mais duas ordenações. Os Açores têm tido, de facto, ao longo destes últimos anos, muitas ordenações, que têm ajudado imensamente a renovar um clero que já por si é jovem e parece-me que é dos mais jovens do país. Por isso, vem de encontro às necessidades e àquilo que a Igreja dos Açores precisa".

O padre Hélder Miranda Alexandre admite que esta ocasião será aproveitada "para fazer suscitar novas vocações sacerdotais, novas entradas para o Seminário". No fundo, pedir aos jovens que estejam atentos ao chamamento de Deus, à descoberta vocacional.

O reitor acrescenta que, "neste momento, o Seminário de Angra tem 15 alunos. Com a saída destes três, ficámos mais reduzidos. Queira Deus que nos próximos anos entre outros para fazer o lugar dos que estão cá, daquilo que a diocese precisa e para que se continue a sonhar este projeto que é o Seminário e o serviço que ele presta à Igreja dos Açores".

A cerimónia de ordenação dos três padres, marcada para este domingo, 27 de junho, será presidida pelo bispo D. João Lavrador. Vai decorrer na Igreja de S. José, em Ponta Delgada, pelas 16 horas (mais uma hora no continente), e será reservada à família e convidados devido às restrições impostas pela pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+