A+ / A-

As Três da Manhã em Melgaço… Numa Pipa de Vinho!

19 abr, 2024 - 15:41 • Ana Marta Domingues

A+ / A-

De 26 a 28 de abril prepare-se para uma verdadeira viagem gastronómica e cultural na 30ª Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço. E dia 26 de abril, das 07h00 às 10h00, não perca a emissão d’As Três da Manhã ao vivo e em direto de uma Pipa de Vinho!

Siga os passos d’As Três da Manhã e da Renascença. Esta sexta-feira a Ana, a Joana e a Inês vão estar em direto das 07h00 às 10h00 a fazer a emissão na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, um dos maiores acontecimentos vínicos e gastronómicos do Alto Minho, que este ano celebra a sua 30ª. edição!

Uma montra do que melhor se faz em Melgaço:

Em 2024 a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne, de 26 a 28 de abril, 29 produtores de vinho Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais tradicionais e inovadores.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, por se apresentar como uma mostra de produtos locais para as populações locais. Com o passar dos anos tornou-se numa festa reconhecida a nível nacional, tendo o Turismo de Portugal reconhecido em 2009 o seu inequívoco interesse para o setor.

Da gastronomia, ao artesanato, da inovação ao turismo, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro apresenta-se como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção.


«Não há exemplo no Alto Minho, nomeadamente nesta fileira do vinho e dos produtos locais, de um certame que tenha o impacto que tem a Festa do Alvarinho e do Fumeiro na economia dos municípios laterais. Até nos vizinhos galegos há grande impacto no alojamento»

Manoel Batista,

Presidente da Câmara Municipal de Melgaço

Melgaço, um destino a descobrir:

Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a descobrir por quem procura a melhor gastronomia, tradições e cultura.

Ali sobrevivem usos e costumes que conferem aos produtos locais características de requintado e irresistível sabor. A cozinha tradicional desta região é simples, mas de grande qualidade, havendo uma relação direta entre os ingredientes colhidos na região e os pratos típicos tradicionais. Provar o pão de Castro Laboreiro, o fumeiro tradicional, a lampreia do Rio Minho, o cabrito… E, claro, viver o momento alto da gastronomia local na Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço… São experiências inesquecíveis e marcantes!

Melgaço é também um destino de natureza por excelência, com características geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque e onde é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes e radicais durante todo o ano.

Já percebeu, por estes dias todos os caminhos vão dar a Melgaço! O município acolhe ao longo dos próximos dias dezenas de milhares de visitantes do país e também da vizinha Espanha, junte-se à Renascença e Às Três da Manhã que na sexta-feira, dia 26 de abril, das 07h00 às 10h00, fazem uma emissão de rádio inédita em direto de uma Pipa de Vinho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+