Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Opus Dei assinala 75 anos em Portugal com exposição itinerante

16 abr, 2021 - 16:33 • Ana Lisboa

Fotografias inéditas e objetos com história podem ser apreciados nesta mostra que dá a conhecer os principais momentos desta instituição da Igreja Católica no nosso país.

A+ / A-

Os 75 anos do Opus Dei em Portugal estão a ser assinalados com uma exposição itinerante.

Esta mostra "tem fundamentalmente dois objetivos principais: por um lado, é o dar a conhecer a história destes 75 anos, que é uma história de fé, de entrega, trabalho e alegria protagonizada por São Josemaria e pelos primeiros membros da Obra a chegar a Portugal que souberam confiar e fazer realidade os sonhos de Deus", sublinha Margarida Marcelino, coordenadora desta iniciativa.

O segundo propósito da exposição, diz esta responsável, citando palavras do Papa Francisco, "é fazer uma memória agradecida destes anos com paixão e confiança para continuar a levar a evangelização a que a Igreja nos chamou".

Nesta mostra pode apreciar-se "a história do Opus Dei em Portugal e a história de alguns dos seus protagonistas, com especial destaque para os primeiros passos dados no país".

Margarida Marcelino reconhece que "esta exposição mostra um caminho percorrido, (...) mas abre-se ao futuro como qualquer caminho e, neste caso, um caminho que só termina na eternidade e que deve ser percorrido por cada um".

Esta responsável recorda palavras de S. João Paulo II que dizia "lembrar com gratidão o passado. viver com paixão o presente, abrir-se com confiança ao futuro".

A exposição inclui fotos inéditas e também alguns objetos históricos, como por exemplo, a primeira edição do "Caminho" em português, um livro escrito pelo fundador do Opus Dei.

Patente no Oratório São Josemaria até 5 de Maio, com entrada gratuita , a mostra vai percorrer até Fevereiro do próximo ano cidades do país, como Porto, Coimbra, Viseu, Aveiro, entre muitas outras. E termina novamente em Lisboa os 75 anos de comemorações do Opus Dei em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+