Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Livro com palavras do Papa Francisco em tempo de pandemia sai em Portugal

22 mar, 2021 - 15:52 • Maria João Costa

Chega às livrarias portuguesas, a 24 de março, o livro “Porque Sois Tão Medrosos? Ainda não Tendes Fé”, que reúne fotografias e as palavras que o Papa durante a pandemia.

A+ / A-
Papa reza numa praça vazia pelo fim da pandemia. “Estamos todos neste barco. Ninguém se salva sozinho”
Papa reza numa praça vazia pelo fim da pandemia. “Estamos todos neste barco. Ninguém se salva sozinho”

Veja também:


É uma das imagens mais fortes da pandemia, aquela em que o mundo viu o Papa Francisco sozinho na Praça de São Pedro, em Roma, na Páscoa de 2020. Francisco pediu o fim da pandemia e recordou que estamos “todos no mesmo barco” e que “ninguém se salva sozinho”. Estas palavras do Papa são algumas das que agora são incluídas no livro que tem lançamento mundial a 24 de março.

“Porque Sois Tão Medrosos? Ainda não Tendes Fé” chegará também às livrarias portuguesas nesse mesmo dia, pela mão da editora Dom Quixote. A obra reúne orações, mensagens e imagens do Papa Francisco neste ano de pandemia.

O livro é lançado, diz a editora em comunicado, “precisamente um ano após o inesquecível momento de oração presidido pelo Papa, num Adro da Basílica de São Pedro deserto, pelas 18h00, do dia 27 de março de 2020, a que assistiram centenas de milhões de fiéis pela TV e pelas redes sociais”.

Num lançamento em simultâneo com a Libreria Editrice Vaticana, o livro conta com prefácio de monsenhor Guido Marini. O mestre das celebrações litúrgicas do Vaticano refere que este livro é um “álbum de recordações”.

Na abertura do livro, Guido Marini escreve, recordando a sexta-feira Santa do ano passado que: “A Praça de São Pedro, naquele final de tarde, estava vazia, deserta. Incrivelmente deserta. E mais silenciosa do que nunca. No entanto, ali mesmo, o mundo inteiro reuniu-se, convocado por um homem vestido de branco que, mais uma vez, a todos sem exceção, repetiu com palavras fortes e persuasivas, com o humilde poder das imagens: ‘O homem que reza tem o leme da história tem suas mãos.’ Por esta razão, ele convocou a Igreja e, em certo sentido, o mundo inteiro, pedindo-lhes que levantassem os olhos, todos juntos, para o Senhor do tempo e da história”.

Organizado pelo Dicastério para a Comunicação, o livro junta também, explica a Dom Quixote em comunicado, as palavras que o Papa Francisco pronunciou entre 9 de março a 14 de maio de 2020 “para apoiar a Igreja nesse período de grande dificuldade”. São textos de homílias diárias, mensagens do Angelus, mas também o que foi dizendo ao longo de último ano.

Além dos textos, o álbum é enriquecido por numerosas fotografias e as palavras de Francisco que recorda a oração que uniu o mundo: “Caminhava assim, sozinho, pensando na solidão de tantas pessoas... um pensamento inclusivo, um pensamento com a cabeça e com o coração, juntos... Sentia tudo isso e caminhava...”

Francisco lembra que: “Duas coisas me vieram à mente: a praça vazia, as pessoas unidas à distância... e, deste lado, o barco dos migrantes, aquele monumento... E estamos todos no barco, e neste barco não sabemos quantos poderão desembarcar... Todo um drama diante do barco, a peste, a solidão... em silêncio...”

Segundo o prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano, este livro pretende resgatar o “humilde poder” da oração, através das palavras, dos gestos e das imagens.

Paolo Ruffini escreve sobre este livro, que recorda o último ano, que “a palavra precisa sempre do silêncio. E o silêncio só é eloquente quando ecoa a palavra”.

Neste álbum pode ler-se que “folhear estas páginas é recordar. Não apenas porque precisamos de manter uma consciência histórica de eventos que nunca pensámos que vivenciaríamos, mas porque aprendemos a enfrentar e a aceitar o sofrimento nas nossas vidas. Estes acontecimentos ensinaram-nos que ninguém sofre sozinho. Ninguém sofre inutilmente”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+