Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco. “Também eu me ajoelho nas ruas de Myanmar”

17 mar, 2021 - 09:56 • Aura Miguel

"O sangue não resolve nada. Que prevaleça o diálogo”, apelou o Papa face à violência vivida no país após o golpe de Estado. Segundo a ONU, pelo menos, 149 pessoas já foram mortas pelas forças de segurança da junta militar.

A+ / A-
Papa. “Também eu me ajoelho nas ruas de Myanmar. Parem com a violência”
Papa. “Também eu me ajoelho nas ruas de Myanmar. Parem com a violência”

No final da catequese desta quarta-feira, o Papa lançou mais um apelo ao fim dos conflitos no Myanmar (antiga Birmânia) e solidarizou-se com os que saem para as ruas a pedir paz.

“Uma vez mais, e com tanta tristeza, sinto a urgência de evocar a dramática situação em Myanmar, onde tantas pessoas, sobretudo, jovens estão a perder a vida para oferecer esperança ao seu país”, afirmou.

“Também eu me ajoelho na ruas de Myanmar”, continuou o Papa, deixando um apelo pelo fim da violência. “Também eu estendo os meus braços e digo: Que prevaleça o diálogo. O sangue não resolve nada. Que prevaleça o diálogo.”

Pelo menos 149 pessoas foram mortas pelas forças de segurança da junta militar que levou a cabo o golpe de Estado de 1 de fevereiro em Myanmar, 11 das quais nas últimas 24 horas, denunciou a ONU na terça-feira.

O número de mortos aumentou dramaticamente, há centenas de pessoas desaparecidas desde o golpe e a junta militar parece cada vez mais determinada a acabar com o protesto, ignorando as muitas condenações internacionais, referiu a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, em conferência de imprensa realizada em Genebra.

Nesta intervenção proferida a partir da biblioteca do Palácio Apostólico, o Papa também se referiu aos confrontos no Paraguai, condenou a violência que “é sempre auto-destrutiva” e apelou a “um caminho de diálogo que permita construir a paz tão ignorada”.

De acordo com a porta-voz do organismo liderado por Michelle Bachelet, chegaram à ONU relatos de mais de 2.000 detenções arbitrárias, uso de tortura e desaparecimentos forçados de centenas de pessoas, bem como do uso de francoatiradores contra os manifestantes.

O golpe militar, no dia 1 de fevereiro, atingiu a frágil democracia de Myanmar depois da vitória do partido de Aung Sang Suu Kyi nas eleições de novembro de 2020.

Os militares tomaram o poder alegando irregularidades durante o processo eleitoral do ano passado, apesar de os observadores internacionais terem considerado a votação legítima.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+