Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campanha de Natal da Helpo reverte para os deslocados em Moçambique

06 dez, 2020 - 14:54 • Ana Lisboa

Quem quiser participar, basta comprar um dos vários presentes solidários que correspondem às maiores necessidades destas populações forçadas a fugir dos ataques jihadistas naquela região.

A+ / A-

A Campanha de Natal da Helpo vai ajudar este ano as populações deslocadas de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

Por isso, está a decorrer a venda de 'Presentes Solidários' que vão apoiar milhares de pessoas que se encontram em situação de grande fragilidade na província de Cabo Delgado.

É uma maneira de reforçar a resposta de emergência às mais de 500 mil pessoas que tentam sobreviver aos ataques armados do autodenominado Estado Islâmico.

Com o mote "Este Natal, olhe também para os deslocados em Moçambique", quem quiser contribuir para esta causa, basta comprar um dos 'Presentes Solidários' simbolizados por quatro pulseiras de cores diferentes que correspondem a apoios diretos para fazer face às maiores carências.

António Perez Metelo, o presidente da Helpo, explica que "a pulseira azul é um kit de regresso à escola. Esse kit tem material escolar e uma máscara. Pode ser adquirida por nove euros. Por dez euros temos um rastreio e uma consulta nutricional para crianças entre os seis e os 60 meses de vida. Essa é a pulseira verde. A pulseira amarela, que se pode adquirir por 20 euros, contém doses diárias durante um mês de leite reforçado e de feijão, na sequência da deteção de má nutrição em situação grave". Por último, "o presente de maior valor, de 50 euros, corresponde a um kit de sobrevivência para uma família de cinco a seis pessoas durante um mês. Esse kit consta de 50 quilos de cereal, 50 quilos de feijão, dois quilos de açúcar, um quilo de sal, óleo alimentar e sabão".

Há ainda, para quem quiser contribuir, as prendas gémeas que permitem adquirir dois brinquedos com um donativo de 5 euros, sendo que um deles vai para uma criança em Moçambique. É um gesto que "se traduz numa mensagem de solidariedade e generosidade" para os mais pequenos.

A campanha só termina quando se esgotarem todos os presentes. Podem ser comprados de forma muito simples através do site ou indo à página do Facebook.

Todos os que contribuírem para esta causa, podem, através de um código, o QR Code que está incorporado em cada pulseira, ter acesso às imagens da distribuição dos presentes e verem os resultados desta sua ajuda no terreno.

Presente em Moçambique desde 2008, mas também em S. Tomé e Príncipe e recentemente na Guiné-Bissau, a Helpo trabalha em duas grandes áreas: a nutrição materno-infantil e a escolarização das crianças pobres.

Esta atividade chega a cerca de 57 mil crianças, graças às várias ajudas que recebem.

António Perez Metelo sublinha que "a principal é dos nossos padrinhos e madrinhas à distância, que todos os meses se quotizam para apoiar os seus afilhados e as comunidades escolares onde se inserem". Há ainda as "doações livres de pessoas e empresas amigas. E, finalmente, de forma crescente, a Helpo tem vindo a candidatar-se a projetos que são financiados tanto por instituições nacionais como internacionais".

São todos estes apoios financeiros que permitem a esta organização continuar a apostar no desenvolvimento através da educação e da nutrição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • David Pontes Martins
    04 dez, 2021 Porto 08:56
    Vi uma reportagem de Peres Metelo na TVI sobre as pulseiras solidárias, mas não disseram onde posso comprar. Aqui no site acontece a mesma falha.

Destaques V+