Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universidade Católica: Faculdade de Ciências Humanas inicia celebrações dos 25 anos da refundação

20 set, 2016 - 16:21 • Ana Lisboa

As celebrações começam esta terça-feira e prolongam-se até Novembro com vários eventos.

A+ / A-

As celebrações dos 25 anos da refundação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica iniciam-se esta terça-feira para marcar uma “data importante que assinala a ocasião em que a Faculdade investiu num conjunto de novas áreas do saber que constituem o figurino actual”, indica um comunicado da instituição.

O antigo director Mário Pinto profere, esta tarde, uma conferência intitulada “Celebrar as Ciências Humanas na Universidade Católica Portuguesa”, seguindo-se o lançamento de um livro com um conjunto de Orações de Sapiência, organizado pelo professor José Miguel Sardica.

As comemorações prosseguem e, para 21 de Outubro, está agendada uma Missa de Acção de Graças, na Sé de Lisboa, presidida pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente. O encerramento será a 29 de Novembro com uma aula magistral de um conceituado especialista no fenómeno da globalização.

Estes 25 anos foram marcados “por inúmeras actividades tanto na área da investigação, como do ensino”. O director da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, Nelson Ribeiro, dá “como exemplo o facto de há 25 anos a FCH ter lançado na altura dois novos cursos que representavam uma oferta muito distintiva no panorama universitário em Portugal, nomeadamente, o curso de comunicação social e cultural, porque foi a primeira licenciatura a ter tanto línguas estrangeiras como estágios no plano de estudos, e o curso de línguas estrangeiras aplicadas, que foi o primeiro curso na área da cultura e das línguas a ter uma variante de relações empresariais”.

Neste quarto de século, foram também muitas as actividades em que a FCH da Católica esteve envolvida. "Em 2012, apareceu o primeiro mestrado em Portugal em estudos asiáticos, a par de um mestrado em educação de infância. Nesse mesmo ano, foi lançada uma licenciatura em psicologia. E estamos neste momento a lançar dois novos mestrados também inovadores e diferenciadores na área da psicologia", recorda Nelson Ribeiro.

Pelo seu percurso de excelência, há cursos que constam como os melhores em "rankings" internacionais. É o caso do mestrado em estudos da cultura que é considerado o terceiro melhor do mundo. E o mestrado em ciências da comunicação que está também entre os 30 melhores da Europa.

Nelson Ribeiro considera que tudo isto são também “motivos de orgulho, de satisfação” para a faculdade.

Certamente por isso, a Faculdade tem atraído cada vez mais estudantes estrangeiros. “Só para dar um exemplo, neste semestre que estamos agora a começar, temos na Faculdade cerca de 100 estudantes estrangeiros, uns como alunos regulares, outros como alunos de intercâmbio”.

Este responsável admite que isto “é também muito fruto da visibilidade internacional da própria Faculdade. E, portanto, queremos que isso continue a ser uma das nossas marcas, a par da empregabilidade que também tem sido uma das características das nossas formações”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+