A+ / A-

Habitação

Vitalino Canas "surpreendido" com falta de "esforço sério" do PS para conseguir consenso com PSD

21 ago, 2023 - 22:17 • Tomás Anjinho Chagas com Redação

Vitalino Canas, que também foi porta-voz do PS, acredita que sem o consenso do PSD o pacote "Mais Habitação" está sujeito a ficar pelo caminho se o Governo passar para as mãos do PSD.

A+ / A-

O constitucionalista Vitalino Canas defende que a Habitação devia ter um consenso entre PS e PSD e confessa-se "surpreendido" pela falta de "esforço sério" do Governo em conseguir uma posição comum.

A opinião é dada no dia em que Marcelo Rebelo de Sousa vetou o programa "Mais Habitação" do Executivo, não por questões constitucionais, por questões jurídicas.

À Renascença, o socialista, que foi secretário de Estado em dois governos de António Guterres, lamenta que não tenha havido um esforço de diálogo por parte da maioria absoluta.

"Teríamos seguramente a beneficiar todos em termos de política nacional se o Governo visse neste veto a oportunidade para procurar um consenso mais profundo", defende.

Vitalino Canas, que também foi porta-voz do PS, acredita que sem o consenso do PSD o pacote "Mais Habitação" está sujeito a ficar pelo caminho se o Governo passar para as mãos do PSD.

O constitucionalista realça que as políticas "são de médio, longo prazo", logo exigiriam um consenso que perdurasse no tempo.

O antigo deputado critica, ainda, a falta de consenso do Governo com os privados.

"Todos nós temos a consciência que vários setores reagiram negativamente a estas medidas. Se os setores não forem mobilizados, não há a publicidade de haver sucesso", refere.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz
    22 ago, 2023 SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS 09:53
    Consennso? No bota abaixo? Na politica de empobrecimento? Chamem A Cristina (cds) não foi ela que resolveu o problema da habitação?!
  • António dos Santos
    22 ago, 2023 Coimbra 00:44
    II Parte. Quem é a ministra da habitação afirmar que é uma solução equilibrada, quando ela é licenciada em direito?!!! O governo tem um naipe de ministros que se vê que são totalmente incompetentes. Também é de conhecimento geral que os gabinetes dos ministérios é composta pelos párias dos partidos (amigos) e pela cambada de parasitas de funcionários do poder central, que ganham acimo dos restantes funcionários e desses serviços só sai lixo.
  • António dos Santos
    22 ago, 2023 Coimbra 00:23
    Concordo totalmente. Sempre fui simpatizante do PS, para mim era um partido democrático e aberto ao diálogo. No entanto o PS não tem nada de democrático nem de dialogante, neste momento com a maioria absoluta, tornou-se o partido mais anti democrático do nosso espectro político. O PS de agora envergonha todos os simpatizantes e de certeza militantes. Estão a trair os seus fundadores!! Se este pseudo governo forem pessoas de bem e homens e mulheres, ou se demitem ou mudam radicalmente a sua postura. SEJAM SÉRIOS.

Destaques V+