Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Indemnização da TAP a Alexandra Reis tem irregularidades, conclui IGF

24 fev, 2023 - 22:01 • Ricardo Vieira

A administração da TAP e a antiga secretária de Estado foram notificadas para dar o contraditório.

A+ / A-

A indemnização da TAP à ex-gestora Alexandra Reis, no valor de 500 mil euros, tem irregularidades, indica o projeto de parecer da Inspeção-Geral das Finanças (IGF), avança a SIC Notícias.

A administração da TAP e a antiga secretária de Estado do Tesouro Alexandra Reis foram notificadas para dar contraditório.

Alexandre Reis disse que devolveria a quantia se houvesse qualquer ilegalidade, mas acabou por abandonar o Governo dias depois.

O caso da indemnização milionária motivou uma crise no Governo, que levou à demissão de Alexandra Reis.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, também apresentou a demissão na sequência do caso TAP/Alexandra Reis. A notícia foi conhecida na madrugada de 29 de dezembro. A comunicado revelava que o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, também pediu para deixar o Governo.

Pedro Nuno Santos disse que apresentava a demissão ao primeiro-ministro devido às onda de choque do caso da indemnização paga pela TAP à ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis.

"Face à perceção pública e ao sentimento coletivo gerados em torno deste caso, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, entende, neste contexto, assumir a responsabilidade política e apresentou a sua demissão ao primeiro-ministro", refere o comunicado.

A 11 de janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu que Alexandra Reis errou quando foi nomeada para a Navegação Aérea de Portugal (NAV) e não devolveu parte da indemnização que tinha recebido da TAP.

“Houve uma violação do estatuto de gestor público”, disse António Costa após intervenção do PAN que pediu a revisão deste estatuto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+