A+ / A-

Caso Alexandra Reis. PS espera esclarecimentos da TAP antes do final do ano

27 dez, 2022 - 12:08 • Susana Madureira Martins , Anabela Góis , Joana Azevedo Viana com redaçã

Economista João Duque diz que é preciso esclarecer se a atual secretária de Estado do Tesouro saiu de livre vontade da companhia aérea, caso contrário estamos perante "uma declaração falsa à entidade reguladora".

A+ / A-

O Partido Socialista (PS) vai esperar pelos esclarecimentos da TAP para decidir se aprova os requerimentos da oposição para ouvir a secretária de Estado do Tesouro no Parlamento sobre a indemnização de 500 mil euros que recebeu da TAP após cumprir sete meses de contrato.

À Renascença, fonte do grupo parlamentar do PS aponta a votação dos requerimentos do Chega e do Bloco de Esquerda para dia 4 de janeiro e diz que, enquanto não houver explicações da companhia aérea pedidas pelo Governo, é prematuro tomar uma decisão.

Os socialistas esperam que ainda esta semana e antes do final do ano sejam dadas essas explicações por parte da companhia aérea.

Para o economista João Duque, no caso Alexandra Reis pode estar em causa uma informação falsa da TAP ao mercado.
Esta terça-feira, o comentador da Renascença defendeu que a secretária de Estado do Tesouro tem de dizer se saiu da companhia aérea por decisão sua, porque foi isso que a transportadora aérea comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

E se isso não for verdade, ressalta, "então temos aqui um problema, uma declaração falsa a uma entidade reguladora que tem consequências, porque não se pode permitir que uma informação ao mercado seja falsa".

João Duque defende ainda que se a informação transmitida à CMVM for, de facto, falsa, então estamos perante "a conivência da própria secretária de Estado que, perante uma informação falsa, anui, não diz nada e não esclarece que não foi assim".

Para o economista, há uma grande falta de transparência neste caso. "Parece que devemos todos ter explicação perante isto, até porque somos todos donos da TAP."

De acordo com o comunicado enviado à CMVM pela TAP a 4 de dezembro, que a Renascença consultou, Alexandra Reis abandonou o cargo de administradora executiva por vontade própria.

No comunicado pode ler-se que "Alexandra Reis, vogal e membro do Conselho de Administração e Comissão Executiva da TAP, apresentou renúncia ao cargo, decidindo encerrar este capítulo da sua vida profissional e abraçando agora novos desafios".

A agora secretária de Estado do Tesouro alega, por seu lado, que o valor da indemnização é legal porque foi a companhia a quebrar o contrato, o que contraria a versão enviada pela TAP à entidade reguladora.


[atualizado às 13h15 com dados sobre a comunicação da TAP à CMVM]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+