A+ / A-

Polémica

Caso Alexandra Reis. Chega chama Medina, Pedro Nuno Santos e CEO da TAP ao Parlamento

26 dez, 2022 - 13:01 • Diogo Camilo

Alexandra Reis, a nova secretária de estado do Tesouro, recebeu uma indemnização da TAP de 500 mil euros por cessação antecipada de funções. Ministérios das Infraestruturas e das Finanças não fazem comentários.

A+ / A-

O Ministério das Infraestruturas não faz comentários, o das Finanças não responde e a TAP fica em silêncio. O caso que envolve Alexandra Reis, a nova secretária de Estado do Tesouro que recebeu uma indemnização no valor de 500 mil euros por sair antecipadamente do cargo de administradora executiva da companhia aérea portuguesa, está a gerar críticas por parte de alguns partidos.

Questionado pela Renascença, o ministério tutelado por Pedro Nuno Santos não comenta a situação, enquanto o gabinete de Fernando Medina não deu resposta às questões sobre o motivo da saída da governante, ou se Alexandra Reis admite devolver o valor recebido da indemnização.

Esta manhã, o Bloco de Esquerda classificou de “abuso” e “escândalo” o “prémio milionário” de 500 mil euros pago a Alexandra Reis, enquanto é cortado o rendimento a milhares de trabalhadores da TAP.

“A propaganda das contas certas serve para escamotear esta realidade em que à maioria se pedem sacrifícios, para depois uma minoria se governar à custa do empobrecimento geral. É um abuso e, sem explicações razoáveis, será mesmo um escândalo”, escreveu o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares.

Já o Chega diz ser “estranho” que alguém receba centenas de milhares de euros de indemnização na saída de uma empresa pública, apenas para ir para outra empresa pública na mesma área.

Mas André Ventura questiona se o mesmo aconteceu com outras pessoas que deixaram a companhia aérea.

“Sabemos que vários, até familiares de governantes socialistas, saíram da TAP nos últimos anos. Terão recebido o mesmo valor de indemnizações? Também houve acordos de indemnizações? Quanto é que pagámos para essas pessoas saírem da TAP? E quanto é que ainda estamos a pagar”, perguntou o líder do Chega, numa possível referência à mulher de Fernando Medina, Stéphanie Sá Silva, que se demitiu do cargo de diretora jurídica da TAP em março.

O partido vai chamar ao Parlamento o ministro das Finanças, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, e a própria secretária de Estado Alexandra Reis, avançando ainda que apresentou uma denúncia à Inspeção Geral das Finanças.

Anteontem, o PSD tinha considerado "assustadora" a indemnização de meio milhão de euros à atual secretária de Estado. No dia seguinte, no Twitter, o PAN exigia explicações ao Governo sobre o caso.

Por sua vez, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou que "não há incompatibilidades" na compensação paga pela TAP a Alexandra Reis, referindo, também no domingo, que por lei a agora governante "teria direito a três vezes mais dinheiro" ao sair da empresa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+