Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD acusa Chega de lançar “lama” na discussão sobre a banca

23 nov, 2022 - 15:22 • Tomás Anjinho Chagas , Rosário Silva

Os sociais-democratas dirigiram 12 perguntas ao primeiro-ministro para esclarecer declarações do ex-governador do Banco de Portugal, quer sobre a resolução do Banif, quer sobre o afastamento da empresária Isabel dos Santos do BIC.

A+ / A-

O Partido Social Democrata (PSD) acusou esta quarta-feira o Chega de estar a lançar “lama” em torno da discussão que envolve o primeiro-ministro e a sua alegada interferência nos casos BIC e Banif.

Os social-democratas anunciaram na terça-feira que não vão avançar, para já, com uma comissão de inquérito à banca, depois das declarações do antigo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, no livro do jornalista Luís Rosa, “O Governador”.

André Ventura acusa o PSD de "manobra dilatória", em vez de avançar já para um inquérito parlamentar, tal como o Chega propõe, para avaliar “a eventual interferência política do primeiro-ministro sobre o antigo governador do Banco de Portugal” no BIC e se a resolução do Banif foi objeto de “interferência abusiva do Governo”.

Na resposta, o líder parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, diz que André Ventura está apenas a criar ruido, prejudicando o que verdadeiramente interessa.

“O Chega tem essa prática de procurar lançar lama sobre a discussão. Nós não vamos atrás de polémicas, nós vamos atrás dos factos e daquilo que importa aos portugueses”, disse Miranda Sarmento aos jornalistas.

Esta quarta-feira, o grupo parlamentar do PSD dirigiu 12 perguntas ao primeiro-ministro, António Costa, para esclarecer declarações do ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa, quer sobre a resolução do Banif, quer sobre o afastamento da empresária Isabel dos Santos do BIC.

“Neste momento, aquilo que se impõe é um conjunto de questões que colocamos ao senhor primeiro-ministro e esperamos que sejam respondidas. Em função das respostas tomaremos decisões sobre o continuar deste processo”, rematou, Joaquim Miranda Sarmento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+