Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições na Iniciativa Liberal. Deputada Carla Castro anuncia candidatura

25 out, 2022 - 11:06 • Cristina Nascimento , Manuela Pires com Lusa

Na corrida à liderança do partido está também Rui Rocha. O atual líder Cotrim Figueiredo não é candidato.

A+ / A-

A deputada Carla Castro anunciou esta terça-feira que será candidata à liderança da Iniciativa Liberal (IL) depois da "surpresa" que foi a decisão da saída de João Cotrim de Figueiredo.

O anúncio foi feito no Fórum TSF desta manhã, onde explicou que fez uma ponderação depois da "surpresa" com a saída de João Cotrim de Figueiredo, considerando ter condições para "liderar uma lista para uma nova fase de crescimento" do partido.

A deputada também já se pronunciou na sua conta oficial de Facebook sobre a sua candidatura.

"A oposição ao imobilismo que nos governa e o combate à desesperança no país, fazem-se com soluções concretas. Contamos para isso com um programa concreto com boas respostas aos desafios do país, com política e visão alternativas. É para isso que me candidato", lê-se na publicação, onde remete para os "próximos dias novidades sobre as ideias, o programa e a equipa proposta".

Nuno Simões de Melo que apresenta uma lista alternativa ao Conselho Nacional e que tem sido crítico da liderança de Cotrim de Figueiredo já veio saudar a candidatura de Carla Castro.

Numa nota enviada à Renascença, o deputado municipal de Mafra diz que a candidatura da deputada é uma “lufada de ar fresco” e que está em diálogo com Carla Castro para uma possível plataforma de entendimento entre as duas listas.

A lista liderada por Nuno Simões de Melo defende que o “Liberalismo Clássico se faça representar, através de um acordo com a candidata Carla Castro ou através da apresentação de um terceira via à Comissão Executiva”, lê-se também no documento.

Rui Rocha, também deputado liberal, avançou também no domingo para esta corrida eleitoral, depois do atual líder, Cotrim Figueiredo, ter anunciado que pretende abandonar a liderança.

As eleições estão previstas para dezembro, mas Rui Rocha propôs, nesta terça-feira, o adiamento do ato eleitoral por um mês.

O 24º Conselho Nacional foi convocado para 6 de novembro, em Coimbra, reunião na qual será aprovada a data e o Regimento da VII Convenção Nacional da IL.

Cotrim Figueiredo anunciou que vai abandonar a presidência do partido para dar "oportunidade a uma nova liderança de estar em funções com suficiente antecedência em relação aos próximos atos eleitorais, que terão lugar já a partir do segundo semestre de 2023".

A VII Convenção Nacional está prevista realizar-se em dezembro e antes desta antecipação de eleições para a comissão executiva ia apenas eleger os membros do conselho nacional, do conselho de jurisdição e do conselho de fiscalização uma vez que os calendários estavam desfasados.

Na última convenção, em dezembro de 2021, a lista única de João Cotrim de Figueiredo à comissão executiva da IL foi eleita com 94% dos votos, sendo assim o presidente reeleito para um novo mandato à frente dos destinos liberais.

Em 8 de dezembro de 2019, na reunião magna em Pombal em que foi eleito para o primeiro mandato, Cotrim Figueiredo, também em candidatura única, recolheu então 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido.

Cotrim Figueiredo foi o primeiro deputado eleito da IL, em 2019, então como deputado único, tendo nas eleições legislativas antecipadas deste ano o partido conseguido passar de um para oito deputados, tornando-se na quarta força política.

[notícia atualizada às 12h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+