Tempo
|
A+ / A-

Marcelo vai examinar “muito cuidadosamente” diploma sobre SNS

01 set, 2022 - 11:11

Marta Temido apresentou na madrugada de terça-feira a demissão do cargo de ministra da Saúde.

A+ / A-

O Presidente da República promete examinar “muito cuidadosamente” o diploma que regulamenta a nova direção executiva do SNS, reiterando que aguarda a proposta de exoneração de Marta Temido e da sua substituição no Ministério da Saúde.

À saída das Conferências do Estoril, que começaram esta quinta-feira na Nova School Business & Economics (SBE) em Cascais, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre a demissão de Marta Temido do cargo de ministra da Saúde, conhecida na madrugada de terça-feira.

“Eu aguardo a proposta de exoneração, aguardo a proposta de nomeação. Quanto à regulamentação do diploma sobre o SNS, eu já disse que vou examinar muito cuidadosamente porque tenho dúvidas sobre o primeiro diploma que foi promulgado”, reiterou, naquela que foi a primeira vez que foi questionado pelos jornalistas sobre este tema.

Sobre o facto de ser uma ministra demissionária a concluir o processo de aprovação do diploma de criação da direção executiva do SNS, o Presidente da República recusou pronunciar-se “sobre isso”, insistindo apenas que quer “ver depois a regulamentação”, sem acrescentar mais comentários sobre o caso.

Marta Temido apresentou na madrugada de terça-feira a demissão do cargo de ministra da Saúde por entender que “deixou de ter condições” para exercer o cargo, que foi aceite pelo primeiro-ministro.

Nesse dia, o primeiro-ministro, António Costa, expressou um “agradecimento muito profundo” pelo trabalho que Marta Temido desempenhou como ministra da Saúde, explicando que “desta vez” não se tinha sentido em condições para recusar o pedido de demissão.

Além das questões de agenda que farão com que este processo de substituição de Marta Temido não seja rápido, o chefe do executivo acrescentou então que há o dossiê do diploma da criação da direção executiva do SNS.

“Era muito importante que ainda fosse a atual ministra a apresentá-lo ao Conselho de Ministros para que não tivéssemos mais atrasos na aprovação deste diploma, que é uma peça-chave no reforço do SNS. Até o Presidente da República, quando promulgou o estatuto, disse que era muito importante agora não perdermos tempo na sua implementação. Eu gostaria de não perder tempo”, justificou então.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    01 set, 2022 Leiria 12:54
    ".. Quanto à regulamentação do diploma sobre o SNS, eu já disse que vou examinar muito cuidadosamente porque tenho dúvidas sobre o primeiro diploma que foi promulgado”. Como ? Quem promulgou ? Foi o Sr. Presidente ? Porque promulgou ? Não percebo.............
  • EU
    01 set, 2022 PORTUGAL 11:40
    " DIREÇÃO EXECUTIVA do SNS ". Dependentes do Ministério da Saúde temos mais de VINTE e CINCO Entidades ligadas à GESTÃO do SNS. Não incluo neste número Hospitais e Centros de Saúde. MAIS uma ENTIDADE, para mais DOUTORADOS de 3 anos, e mais funcionários de CARTÃO Socialista. É a loucura mansa.

Destaques V+