Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rui Nunes

Missão do novo ministro da Saúde? "Reinventar" o SNS

30 ago, 2022 - 14:46 • Henrique Cunha

Ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde considera que a morte de uma grávida foi apenas a gota de água que levou Marta Temido a apresentar a demissão, porque as razões são mais profundas.

A+ / A-

Veja também:


Rui Nunes, ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), afirma em entrevista à Renascença que "a causa próxima" da demissão da ministra da Saúde “foi o caso dramático de uma morte que nunca deveria ter acontecido no nosso pais".

Depois, o atual presidente da Associação Portuguesa de Bioética lembra "o problema mais geral a que temos assistido todo o verão dos serviços de urgência e do atendimento de emergência".

Para Rui Nunes, "o problema é mais fundo, é mais denso, no sentido de que se percebe que o sistema de saúde, na sua componente pública, em articulação com o setor privado e social tem que ser profundamente reinventado".

"E eu creio que também foi feito este juízo, de que o modo como o sistema está a evoluir, em primeiro lugar, não garante a sua viabilidade e sustentabilidade financeira futura, mas também não vai ao encontro das expectativas dos cidadãos de terem um sistema de saúde moderno, de excelência com profissionais altamente motivados", acrescenta.

Para Rui Nunes, a escolha do novo ministro da Saúde tem de apontar para um "novo rumo".

"Em primeiro lugar na atitude e o próximo titular da pasta da Saúde tem de ser alguém que fale, que dialogue, que entenda e que esteja disponível para assumir compromissos para valorizar os profissionais de saúde", refere.

Depois, o ex-presidente da ERS defende a necessidade de "uma reinvenção do sistema de saúde".

Para Rui Nunes, "tem que haver uma modernização, tem que haver um choque de gestão, tem que haver planeamento das atividades e dos recursos humanos".

O responsável diz que "hospitais, centros de saúde e unidades de saúde, por exemplo, não têm nenhuma integração digital". E portanto, "o sistema de saúde tem de ser mudado na gestão conceptual, mas também na componente operacional", conclui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+