Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PRR. Marcelo admite prolongamento de prazos devido à guerra

09 jun, 2022 - 14:20 • Marta Grosso , Susana Madureira Martins (a acompanhar a visita do Presidente da República a Braga)

Presidente da República concorda com a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que, em entrevista ao programa "Hora da Verdade", da Renascença e jornal Público, admitiu derrapagens nas metas da execução do Plano de Recuperação e Resiliência. “Na guerra há uma coisa segura: perdem todos”, sublinha Marcelo.

A+ / A-

“A guerra está a criar uma situação tão diferente que há coisas que vão ter de ir mudando e estão a mudar”, afirma o chefe de Estado a propósito dos objetivos definidos para o Plano de Recuperação e Resiliência.

“As regras de equilíbrio do orçamento, o regime de exceção, já foram prolongadas por mais um ano, provavelmente serão mais um ano. Pode ser, se a guerra se prolongar muito, se chegue à conclusão de que a execução dos PRR de todos os países precisa de folga, de mais prazo”, considera Marcelo Rebelo de Sousa, ressalvando que “é tudo ainda indefinido, porque em rigor ainda ninguém sabe bem quanto tempo é que a guerra pode demorar”.

“A guerra está a durar, ninguém sabe por quanto tempo e está a ter consequências nos custos de tudo: da energia, das matérias-primas, de tudo o que se possa imaginar e que chega ao bolso das pessoas. E também tem nas obras. Não se sabe, numa obra que demora um ano, dois anos a executar, até onde poderá ir o custo. Isso é um problema para executar um plano”, explica.

O Presidente da República comenta assim as declarações da ministra da Presidência no programa Hora da Verdade (da Renascença e jornal Público). Mariana Vieira da Silva, que vai gerir a execução do maior envelope financeiro de ajudas europeias, admite que o caminho será de dificuldades e reconhece que “em toda a Europa” já se discute como é que se irá lidar com os efeitos da invasão da Ucrânia nos objetivos europeus.

“É um debate europeu”, afirmou. E Marcelo Rebelo de Sousa concorda: “Tudo o que vier a ser discutido, é discutido ao nível europeu e tem de haver um acordo”, disse nesta quinta-feira, em Braga, à margem de uma exposição militar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+