Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP não vai assistir ao discurso de Zelenskiy no Parlamento

20 abr, 2022 - 17:26 • Ricardo Vieira

Líder parlamentar comunista argumenta que a Assembleia da República vai dar palco a um Presidente ucraniano belicista e complacente com neonazis.

A+ / A-

O Partido Comunista não vai assistir ao discurso do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, agendado para amanhã na Assembleia da República.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pela líder parlamentar do PCP, Paula Santos, em conferência de imprensa no Parlamento.

O PCP será o único partido a boicotar o discurso de Volodymyr Zelenskiy.

Paula Santos argumenta que a Assembleia da República vai dar palco a um Presidente belicista e complacente com neonazis.

“O PCP não participará numa sessão da Assembleia da República concebida para dar palco à instigação da escalada da guerra, contrária à construção do caminho para a paz, com a participação de alguém como Volodymyr Zelenskiy, que personifica um poder xenófobo e belicista, rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e neonazi, incluindo de caráter paramilitar, de que o chamado Batalhão Azov é exemplo”, sustentou a líder parlamentar comunista.

A deputada acrescentou que a sessão solene é um “ato de instrumentalização de um órgão de soberania, orientado não para contribuir para um caminho de diálogo que promova o cessar-fogo”.

A sessão solene de boas-vindas ao Presidente ucraniano, que falará no Parlamento português por videoconferência, está marcada para as 17h00 de quinta-feira.

Nesta sessão solene discursam Volodymyr Zelenskiy e Augusto Santos Silva e nela estarão também presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, além de convidados em representação de outras entidades oficiais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    20 abr, 2022 PORTUGAL 18:13
    A quem redigiu o discurso lido pela Senhora lider parlamentar do Partido Comunista Português, direi que o mesmo é REPUGNANTE. Quem CONDECORA quem mata SERES HUMANOS é o maior CRIMINOSO do planeta. Como ex. Combatente, nunca me pediram para MATAR ou mandar MATAR o Inimigo.
  • António dos Santos
    20 abr, 2022 Coimbra 17:58
    Quem é que ficou admirado com a posição do PCP? Todos os portugueses não comunistas sabem que o PCP é igual ao fascismo. É tudo a mesma coisa, só o cheiro é que muda. O PCP devia ser ilegalizado por não ser um partido democrático.
  • Ivo Pestana
    20 abr, 2022 Funchal 16:54
    A caminho da extinção, não tenho dúvidas.
  • Nos Idos de Abril
    20 abr, 2022 Lisboa 16:43
    "Paula Santos argumenta que a Assembleia da República vai dar palco a um Presidente complacente com neonazis." Putin dixit...

Destaques V+