Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Projeções. PS ganha legislativas e pode chegar à maioria absoluta

30 jan, 2022 - 20:00 • João Carlos Malta

As projeções de três televisões são unânimes: o PS ganha estas legislativas e pode até chegar à maioria absoluta. O PSD fica em segundo, mas longe dos socialistas. O Chega afirma-se como terceira força política. Bloco e CDU caem.

A+ / A-

Veja também:


As primeiras sondagens das televisões são uma vitória ao PS e que poderá inclusive alcançar a maioria absoluta. O PSD aparece em segundo lugar. O Chega deverá ser o terceiro partido mais votado. O PAN e o CDS podem não eleger deputados.

Este poderá ser o pior resultado de sempre do CDS a quem estas sondagens dão no máximo dois deputados eleitos. Em 1987, naquele que era o registo mais fraco dos centristas, até agora, haviam eleito quatro deputados.

Na projeção da Universidade Católica para a RTP, o PS no limiar máximo da projeção pode chegar aos 116 deputados, ou seja, à maioria absoluta. Esta sondagem à boca das urnas dá aos socialistas um resultado entre os 37% e os 42%.

Na mesma sondagem, o PSD aparece com 30-35%, ou seja, pode eleger entre 84-94 deputados.

O Chega de André Ventura afirma-se como terceira força política, e pode ter uma bancada entre os sete e os 13 deputados, correspondente a uma votação que vai desde os 5 aos 8%.

A Iniciativa Liberal é o partido que se segue com 4 a 7%, e pode eleger entre cinco e nove deputados.

Os partidos de esquerda caem nestas eleições, o Bloco terá entre 3 a 6%, e pode eleger entre três e sete deputados. A CDU tem um resultado semelhante entre 3 e 5%, e poderá ter entre três e sete mandatos.

Na mesma projeção da Católica, o PAN e CDS podem não eleger deputados, mas se atingirem o limiar máximo da sondagem podem ter dois deputados na próxima Assembleia da República.

O Livre com uma votação entre 1 a 3% podem ter na AR entre um a dois deputados.

SIC e Expresso também dão vitória ao PS

A SIC e Expresso também dão vitória ao PS que pode chegar à maioria absoluta com uma votação entre os 37,4% e os 41,4%, que valem entre 106 e 118 deputados.

O PSD terá no máximo 85 deputados equivalentes a uma projeção entre os 26,9% e os 30,9%.

O Chega fica em terceiro também na sondagem do ICS/ISCTE, com uma votação entre os 5 e os 8%.

A IL também nesta projeção também fica em quarto lugar com um resultado entre os 4,7% e os 7,7%. Pode eleger entre nove e 15 deputados. Para o Bloco e para a CDU a mesma projeção (3 a 6%).

O PAN, o Livre o CDS tem todos na margem mais baixa da sondagem menos de 1%, e um resultado entre so 2,4% e os 3% na margem mais alta da projeção.

Pitagórica também põe socialistas no comando

A CNN e a Pitagórica também dão a vitória aos socialistas com 40%. Também nesta projeção, o PS pode chegar à maioria absoluta num máximo de 117 deputados.

Em 2019, o PS venceu as eleições com 36,34%, percentagem que valeu 108 deputados. O PSD ficou quase a 10 pontos percentuais, com 27,78%, tendo o partido eleito 79 deputados.

Em terceiro ficou o BE com 9,53%, a CDU 6,33%, o CDS 4,22%, o PAM 3,32%, o Chega e a IL 1,29%, e o Livre que elegeu um deputado obteve 1,09%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 jan, 2022 Lisboa 20:27
    Vitória esperada do PS, com o bónus de poder até chegar à Maioria Absoluta, coisa que as sondagens anteriores davam por perdida. Um novo governo de esquerda e Pedro Nuno Santos terá de aguardar melhores dias. Grande vitória também, do Chega! e da Iniciativa Liberal que formam sólidos grupos parlamentares na AR. O Livre mantém o seu deputado. Derrotados: PSD que não sai da Cepa torta, CDS que desaparece ou quase, PAN que desce, mas sobretudo uma hecatombe para o BE que de 19 deputados passa para 6 ou 7. A CDU também desce, mas a CDU rege-se por "regras próprias". Inequivocamente, o PS venceu, convenceu e vai ser governo. E no PSD, as dores de cabeça de Rui Rio, vão começar, agora que a hipótese de Poder, se esfumou.

Destaques V+