Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2022

PAN quer maior fiscalização e encerramento de suiniculturas ilegais

26 jan, 2022 - 21:15 • Teresa Paula Costa

Em Leiria, onde as descargas de suiniculturas são frequentes, Inês Sousa Real pediu mais fiscalização e encerramento de unidades ilegais, assegurando a transição dos postos de trabalho.

A+ / A-

Veja também:


A líder do PAN – Pessoas, animais, natureza – pediu esta quarta-feira em Leiria uma intervenção do Estado no sentido de garantir uma maior fiscalização e mesmo encerramento de unidades suinícolas ilegais.

Inês Sousa Real afirmou aos jornalistas que é importante haver não só “uma transição e um respaldo para os trabalhadores”, mas acima de tudo que seja feita “uma transição do ponto de vista ambiental, porque faltam-nos ETARS nestes locais que não estão a ser construídas.”

A candidata lembrou “o investimento que não foi executado” na construção de uma estação de tratamento de águas residuais (na região de Leiria) e as sucessivas denúncias de descargas ilegais que a comunidade tem feito e que são “situações de saúde pública que põem em causa a saúde de todos”.

Numa cidade por estes dias movimentada devido à realização da Taça da Liga, Inês Sousa Real distribuiu folhetos com o programa do partido e foi ouvindo as interpelações dos populares.

Um deles, Joaquim Dias, pediu à candidata que “ande mais devagar”.

Afirmando concordar “com muitas coisas” que o partido defende, o septuagenário mostrou-se, contudo, contrário “à forma como o partido quer fazer a rutura”. E deu como exemplo a proposta de abolição das touradas. Aí, Inês Sousa Real explicou que “o que defendemos é que o animal deixe de ser torturado na arena” e que, ao invés, "seja promovido no campo e na lezíria e que as pessoas possam ver os touros em liberdade.”

Mas, para Joaquim Dias, “há coisas mais importantes do que as touradas” e que devem ser salvaguardadas, como as tradições. É que "às touradas quem não gosta não vai”. Porque, senão, “vocês assumem o papel de fascistas, só a proibir as coisas”, acrescentou.

Já um grupo de jovens adolescentes, ao ler o programa do partido, manifestou o seu apoio a todas as propostas do PAN.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+