Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Tavares. “Pressão sobre o eleitorado" para maioria absoluta "não funciona”

21 jan, 2022 - 12:52 • Isabel Pacheco

Fundador do Livre deixa aviso ao “amigo” a António Costa de que discursos de "maioria absoluta" não funcionam, depois da última sondagem aproximar o PSD do PS nas intenções de voto.

A+ / A-

Veja também:


O líder do Livre, Rui Tavares, deixa o recado a António Costa de que é preciso mudar de estratégia e não pressionar o eleitorado com pedidos de maioria absoluta.

“No fundo quem avisa amigo é. A pressão sobre o eleitorado não funciona. Querer forçar as pessoas a uma maioria absoluta não é uma mensagem que esteja a passar”, alerta Rui Tavares que defende a mudança de discurso. “Se a esquerda mostrar que está preocupada em construir pontes, pode crescer”.

Para o fundador do Livre, o caminho para contrariar a aproximação do PSD ao PS, apontada na última sondagem, é a “convergência de esquerdas”.

“Há saídas. Neste momento elas estão nas sondagens. Há uma maioria à esquerda. Só falta um elemento que é dizerem às pessoas o que elas esperam ouvir e, que no dia 31 vão ter de dizer de qualquer maneira, que é temos mais o que nos une do que nos separa."

Rui Tavares, que depois da última sondagem dar os 2% de intenção de voto no partido, vê “reconfortada” a expectativa de conquistar um grupo parlamentar.

“A sondagem mostra-nos que, para além de um deputado por Lisboa, está em jogo a eleição de um deputado pelo círculo do Porto que estamos a disputar com a direita. Seria um deputado roubado ao PSD.”

O fundador do Livre e cabeça de lista por Lisboa esteve em campanha, esta manhã, por Braga onde visitou uma sapataria ecológica, um projeto que recorre a lixo marítimo para criar calçado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+