Tempo
|
A+ / A-

Van Dunem assume MAI. Costa fala em “solução sólida de transição”

04 dez, 2021 - 11:05 • Redação

Primeiro-ministro promete um Governo “mais curto” e “mais ágil” se vencer as próximas legislativas.

A+ / A-

António Costa assume que a escolha da ministra da Justiça para assumir a pasta Administração Interna foi uma “solução sólida de transição”.

Questionado à entrada da reunião da Associação Nacional dos Autarcas Socialistas, em Lisboa, o governante lembrou que Francisca Van Dunem é “uma mulher com larga experiência na área da administração interna”.

A ministra da Justiça vai assumir a pasta da Administração Interna, na sequência da demissão de Eduardo Cabrita, que estava no cargo desde 2017.

A informação é avançada numa nota da Presidência da República, onde Marcelo Rebelo de Sousa confirma ter aceitado a proposta de exoneração de Eduardo Cabrita do cargo de ministro da Administração Interna e a sua substituição por Francisca Van Dunem.

A mesma nota acrescenta que os secretários de Estado do MAI são reconduzidos e a tomada de posse, em cerimónia restrita, está marcada para este sábado às 15h00, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém.

Costa promete Governo mais curto

Questionado sobre as legislativas, Costa afirmou que se o PS vencer as eleições marcadas para 30 de janeiro, os portugueses podem contar com um novo modelo e Governo, com competências mais transversais.

Será uma equipa “mais curta, mais ágil e renovada”, de forma a lidar com os “tempos desafiantes” que o país vive.

“Era o que tinha pensado fazer imediatamente depois do Orçamento do Estado, mas não faz sentido fazê-lo agora, a dois meses das eleições”, justificou.

A ida às urnas foi agendada para 30 de janeiro por Marcelo Rebelo de Sousa, após o Parlamento ter chumbado a proposta do Governo para o OE2022. O Presidente da República já tinha afirmado que, caso esse chumbo se concretizasse, iria avançar com a dissolução do Parlamento.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    04 dez, 2021 aldeia 14:29
    Mas será possivel que o PS volte a ser governo?Será possivel que o povo não queira mudar o estado como está a vida em Portugal?Cada vez há mais desemprego, fome,ordenados baixos, pensões de miséria, impostos,taxas e taxinhas altissimos, e cada vez mais no fim da cauda dos países europeus.Nunca mais isto muda?

Destaques V+