Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reitora da Católica vai presidir ao Conselho de Curadores da Museus e Monumentos

28 nov, 2023 - 11:24 • Maria João Costa

Isabel Capeloa Gil vai presidir ao Conselho de Curadores do novo organismo que tutela os museus de monumentos e que integra entre outros, o colecionador de arte António Cachola e o diretor do Museu Gulbenkian, António Filipe Pimentel

A+ / A-

Um dia depois de ser conhecida a nomeação da Reitora da Universidade Católica para o conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, sabe-se esta terça-feira que Isabel Capeloa Gil vai também presidir ao Conselho de Curadores da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E – o recém criado organismo para tutelar os museus e património nacional.

Em comunicado, o gabinete do ministro da Cultura indica que na equipa de curadores, Isabel Capeloa Gil irá contar com o economista e colecionar de arte António Cachola, o diretor do Museu Calouste Gulbenkian, António Filipe Pimentel, Álvaro Sequeira Pinto, presidente do Conselho Diretivo do Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis e o galerista e colecionador de arte Philippe Mendes.

Pedro Adão e Silva confirma ainda a publicação da nomeação do Conselho Diretivo do Património Cultural, I.P. O órgão de consulta será composto, tal como já tinha sido avançado pelo ministro da cultura por Paulo Pereira, professor associado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Manuela Martins, professora Catedrática jubilada da Universidade do Minho; e Teresa Andersen, Presidente da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.

Foi também publica hoje a nomeação do Conselho Diretivo “em regime de substituição, do Património Cultural, I.P., anteriormente anunciado pelo ministro da Cultura, composto por João Carlos Santos, Catarina Coelho e Laura Castro”.

Pode ler-se no comunicado que “Pedro Adão e Silva sublinha a experiência e competências profissionais das personalidades escolhidas para o mandato 2024-2026. Nas palavras do ministro “esta é uma reforma ousada, que revela uma nova ambição para a gestão e preservação do património cultural e que obriga a uma nova abertura e relação com a sociedade civil”.

Segundo o ministro da Cultura a “escolha destas personalidades, quer para a direção dos organismos, quer para os órgãos consultivos, corresponde a essa ambição”. Os novos estatutos dos novos organismos, a Museus e Monumentos, E.P.E. e o Património Cultural, I.P. entrarão em funcionamento a partir de 1 de janeiro de 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+