Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Montenegro disse a Marcelo que está disponível para liderar Governo

20 mar, 2024 - 18:43 • João Carlos Malta , Ricardo Vieira

A+ / A-

Luís Montenegro manifestou esta quarta-feira ao Presidente da República a disponibilidade em assumir a liderança do Governo, na sequência dos resultados das eleições legislativas de 10 de março.

"Estamos empenhados em promover uma mudança de políticas em Portugal", declarou o líder do PSD.

"Aguardarei o convite do Presidente da República para formar Governo", afirmou Luís Montenegro. "A minha expetativa é que seja o líder desta coligação [AD]", sublinhou.

Isto porque, segundo Montenegro, o resultado da contagem dos votos vindos da emigração não irá alterar os resultados que foram conhecidos a 10 de março.

O presidente do PSD reafirma a intenção de liderar um Governo com uma maioria relativa na Assembleia da República, “constituída pelos deputados do PSD e do CDS-PP”.

"A maior representação parlamentar é da AD. Há uma maioria relativa, não é absoluta. É com base nessa maioria que vamos fazer a mudança", prometeu Montenegro.

O líder da AD disse ainda ter ouvido todas as comunicações dos líderes partidários após terem sido ouvidos em Belém, por Marcelo Rebelo de Sousa, tendo elogiado especialmente Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS, que disse na terça-feira que votaria favoravelmente a um orçamento retificativo apresentado pela AD em que estivesse incluído a subida de salários em vários setores da Administração Pública.

"Valorizo o sentido de responsabilidade", disse o líder da AD.

Luís Montenegro fugiu a todas as perguntas sobre as questões de governabilidade, nomeadamente se a Iniciativa Liberal vai ou não pertencer ao executivo. Ainda assim, disse que quer "promover uma mudança de Governo, de primeiro-ministro e de políticas em Portugal".

A Presidência da República informou que "poderá haver uma nova audiência" ainda esta quarta-feira ao presidente do PSD e líder da AD, Luís Montenegro, depois de apurados os resultados dos votos da emigração.

Esta informação foi transmitida por fonte oficial do Palácio de Belém, minutos depois de Luís Montenegro ter terminado uma audiência de cerca de 1h40 com Marcelo Rebelo de Sousa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+