A+ / A-

Neve encerra estradas no maciço da serra da Estrela

07 mar, 2024 - 10:13 • Lusa

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo.

A+ / A-

As estradas do maciço central da serra da Estrela estão esta quinta-feira encerradas ao trânsito devido à queda de neve.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, a circulação está interrompida em quatro troços.

Pelas 2h30 foram encerrados os troços 11 (Piornos-Torre), 12 (Torre - Torre) e 13 (Torre - Lagoa Comprida), e às 5h00 foi encerrado o troço 9, que liga Piornos a Manteigas, e ainda o 1 e o 2, que ligam Portela de Arão a Lagoa Comprida e Lagoa Comprida - Sabugueiro, respetivamente.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo.

"As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 cm a cotas superiores a 1.000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período", destacou o instituto.

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso laranja entre as 3h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado devido à queda de neve.

O IPMA alertou na quarta-feira para o agravamento do estado do tempo, com chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve até domingo, sobretudo no Centro e no Norte do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+