A+ / A-

Novo aeroporto. António Costa deixa "ovo da Páscoa para o próximo Governo"

05 dez, 2023 - 17:09

“Nunca haverá uma solução que gere unanimidade", disse o primeiro-ministro na apresentação do relatório da Comissão Técnica Independente que apontou as melhores localizações para o novo aeroporto.

A+ / A-

O aeroporto Humberto Delgado “está esgotado” e já ninguém duvida da necessidade de “aumentar a capacidade aeronáutica da região de Lisboa”, afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro, que deixa a decisão final sobre a localização do novo aeroporto para o próximo Governo.

António Costa falava na apresentação do relatório da Comissão Técnica Independente (CTI) que apontou as melhores localizações para o novo aeroporto.

“Hoje já ninguém discute em Portugal que temos a necessidade de aumentar a capacidade aeronáutica da região de Lisboa e o atual aeroporto está esgotado”, declarou o primeiro-ministro demissionário.

O segundo consenso, de acordo com António Costa, é a forma como o país vai decidir a localização do novo aeroporto.

“Nunca haverá uma solução que gere unanimidade. Dificilmente qualquer das soluções terá mais de 20% de apoiantes, o que significa que terá 80% de opositores”, referiu o chefe do Governo.

“O que tínhamos de acordar era uma metodologia que desse confiança e segurança ao decisor político para tomar uma decisão que todos temos a consciência de que não é uma decisão para a nossa geração, e que se projetar duradouramente. Não sei se para 80 anos, mas para mais de 50 anos”, sublinhou António Costa.

O primeiro-ministro demissionário vai deixar a decisão para o próximo Governo. "Quem esperou 50 anos pode esperar mais uns meses."

"O relatório não será um presente de Natal, mas um bom ovo da Páscoa para o próximo governo" na sequência das eleições de 10 de março de 2024, declarou.

Alcochete e Vendas Novas são as duas localizações viáveis para o novo aeroporto e Alcochete é a "solução com mais vantagem", revelou esta terça-feira a Comissão Técnica Independente (CTI), na apresentação das conclusões de um estudo pedido pelo Governo.

A Comissão Técnica Independente defende que, numa primeira fase, o atual Aeroporto Humberto Delgado, na Portela, deve coexistir com o novo aeroporto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+