Tempo
|
A+ / A-

Chuva provoca dezenas de inundações. Aviso laranja em Lisboa, Santarém e Setúbal

30 nov, 2023 - 14:30 • Cristina Nascimento

Distritos de Lisboa, Setúbal e Coimbra são os mais afetados. Autoridades garantem que não há vítimas a registar, nem danos materiais de relevo. IPMA eleva para laranja avisos em Lisboa, Santarém e Setúbal.

A+ / A-

Entre a meia-noite e o meio dia, a Proteção Civil registou mais de 70 ocorrências relacionadas com o mau tempo. Os distritos mais afetados foram Lisboa, Setúbal e Coimbra, mas não há registo de vítimas ou danos materiais significativos.

O balanço foi feito à Renascença pelas 14h00 por fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Quedas de árvores e de estruturas, bem como inundações foram as principais ocorrência, descreve a mesma fonte. Nas operações estiveram empenhados 231 operacionais, ajudados por 81 meios terrestres.

O agravamento do estado do tempo levou a que o Instituto Português do Mar e Atmosfera elevasse para laranja o aviso em vigor nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.

Para Lisboa e Santarém o aviso laranja vigora até às 15h00, devido à chuva, em Setúbal é até às 18h00. O distritos de Castelo Branco está pintado a amarelo também por causa chuva até às 15h00. Já em Portalegre, também a amarelo por causa precipitação, vigora até às 18h00.

Os distritos de Évora, Beja e Faro também estão sob aviso amarelo devido à chuva, em vigor até horas diferente: até às 21h00 em Évora, até à meia-noite em Beja e até às 3h00 em Faro.

Eventos de Natal adiados

O mau tempo que se faz sentir em Lisboa levou a autarquia a adiar a inauguração da iluminação e árvore de Natal que estava prevista para esta quinta-feira, no Terreiro do Paço.

"A cerimónia que estava prevista para hoje será adiada para amanhã, dia 1 de dezembro, nos mesmos moldes e com o mesmo programa. Terá início às 17h30 e contará com inauguração da árvore e luzes de Natal, fogo de artifício e um concerto dos Anjos", lê-se no comunicado enviado às redações.

Em Óbidos, a Vila Natal também tinha inauguração prevista para esta quinta-feira, mas "devido às recomendações da proteção civil, e face às condições meteorológicas, o evento foi cancelado no dia de hoje", lê-se na conta oficial do município de Óbidos.

Nas redes sociais há imagens das consequências do mau tempo em vários pontos do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+