Tempo
|
A+ / A-

gripe e Covid-19

Ministro da Saúde: "Vai haver vacinas para todos os portugueses"

29 set, 2023 - 09:15 • João Cunha , Beatriz Pereira

Manuel Pizarro diz que alvo são 2,5 milhões de portugueses.

A+ / A-

O ministro da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que haverá "vacinas para todos os portuguese que têm indicação para fazer a vacina", mas que não virão todas ao mesmo tempo.

Manuel Pizarro esteve esta manhã numa farmácia em São Domingos de Rana, Cascais, no dia em que arranca a campanha de vacinação contra a gripe e a Covid-19 nas farmácias e fez um apelo aos portugueses para que encarem com tranquilidade está vacinação sazonal.

Aos jornalistas, Manuel Pizarro diz que vai haver vacinas no "período de oito a dez semanas", com o início esta sexta-feira, que estão "adptadas às novas estirpes", o que garante "aos portugueses que se vacinem um elevadíssimo nível de proteção".

O ministro diz que o alvo para a vacinação serão "mais coisa menos coisa, dois milhões e meio de portugueses".

Questionado sobre o alerta recente da Ordem dos Médicos para a rutura "grave e iminente" dos serviços de urgência nos hospitais, Manuel Pizarro garantiu estar em diálogo com os profissionais para resolver eventuais problemas e "procurar que tudo funcione o melhor possivel".

"A vacinação contra a covid-19 e gripe é uma grande medida para proteger as pessoas e o SNS, porque se houver menos pessoas doentes e doenças menos graves, vai reduzir o fluxo de pessoas e contribuir para que os serviços funcionem melhor", admite.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+