A+ / A-

Calor na JMJ. "Estamos no lodo", diz INEM

05 ago, 2023 - 16:37 • Tomás Anjinho Chagas , Inês Braga Sampaio

Muitas pessoas já tiveram de pedir assistência devido às temperaturas altas. Lisboa está sob aviso laranja este sábado e vermelho para domingo.

A+ / A-

O calor está a dificultar muito a ação do INEM na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

"Estamos no lodo", afirmou um técnico do INEM à Renascença, no posto do serviço de emergência médica junto à ponte pedonal do Parque Tejo - onde decorrem as cerimónias da JMJ este sábado - que liga as duas margens do Rio Trancão.

O referido técnico, que não especificou quantas pessoas já receberam assistência devido ao calor, não se quis identificar e explicou que não tinha autorização para dar números ou entrevistas.

Várias pessoas entraram na tenda nos braços do INEM, em grandes dificuldades devido às temperaturas altas que se fazem sentir em Lisboa.

A capital, epicentro da Jornada Mundial da Juventude 2023, está sob aviso laranja devido ao calor, este sábado, com temperatura máxima a rondar os 38 graus.

A previsão é de agravamento no domingo, último dia da JMJ: aviso vermelho para Lisboa, estando prevista máxima de 41 graus.

A Autoridade Nacional da Proteção Civil anunciou que está preparada para nebulizar os peregrinos se necessário, ou seja, largar água em nevoeiro para refrescar as pessoas.

A Direção-Geral de Saúde pediu aos aos participantes na JMJ, na quinta-feira, que bebam água e usem protetor solar, para se protegerem do calor.

[Notícia atualizada às 17h56]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Santos
    06 ago, 2023 Mundo dos vivos 13:51
    No sentido das sombras, nada foi pensado, tudo ficou ao acaso, mas uma boa organização para acolher tanta gente, fora dos locais habituais, Fátima.

Destaques V+