A+ / A-

Lisboa

Cinco pessoas assistidas em incêndio que ameaçou casas no Lumiar

29 jun, 2023 - 16:11 • Filipa Ribeiro , com redação

Cerca de 400 pessoas foram retiradas por precaução. Fogo combatido por 71 operacionais apoiados por 20 viaturas.

A+ / A-
 Foto: António Pedro Santos/Lusa
Foto: António Pedro Santos/Lusa
Foto: Afonso Pereira
Foto: Afonso Pereira
Foto: Afonso Pereira
Foto: Afonso Pereira
Foto: Filipa Ribeiro/RR
Foto: Filipa Ribeiro/RR

Um incêndio, que deflagrou esta quinta-feira à tarde na zona do Lumiar, em Lisboa, ameaçou várias casas, uma creche e um lar, que foram evacuados por precaução. Cinco pessoas tiveram que ser assistidas.

O alerta foi dado pelas 14h45. O fogo entrou em fase de resolução pelas 17h00.

"O incêndio já está dominado, estamos em fase de rescaldo e agora vamos manter aqui os meios para evitar reacendimento", disse aos jornalistas Alexandre Rodrigues, 2.º comandante do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.

“Em termos de danos materiais temos só o campo sintético do Colégio Manuel Bernardes. Em termos cinco vítimas, quatro por inalação de fumo e uma porque torceu o pé quando está a ser retirada. Foram assistidas no local. Foi uma criança e quatro adultos. Três dessas pessoas estavam num lar de idosos”, adiantou a mesma fonte.

De acordo com Alexandre Rodrigues, dos Sapadores de Lisboa, foram evacuados dois lares, um colégio e moradores.

“Foram evacuados dois lares: 27 pessoas no Lar Somos Vida, 20 pessoas do Lar Opus Dei, e também por precaução foram evacuadas 300 crianças e 50 adultos do Colégio Manuel Bernardes e mais 50 adultos das habitações próximas."

O fogo – cujo alerta foi dado às 15h43 – deflagrou na Azinhaga Fonte Velha, Quinta do Olival, perto da Rua Daciano Costa e do Clube de Ténis Paço do Lumiar.

Fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa disse à Renascença que foram já retiradas várias crianças da creche em risco. Um lar também foi evacuado por precaução.

O incêndio lavrou numa zona de mato.

De acordo com informações da Proteção Civil no seu site oficial, pelas 17h00 estavam no local 71 bombeiros apoiados por 20 veículos.

[notícia atualizada às 18h45]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+