Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

Dinheiro gasto com internamentos sociais "seria mais bem investido em apoios sociais"

02 jun, 2023 - 09:32 • Teresa Almeida

Há mais 60% de internados nos hospitais portugueses por não terem para onde ir. E que custam ao estado mais de 226 milhões de euros. Dinheiro que segundo a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares deveria ser aplicado na criação de respostas ao problema.

A+ / A-

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Xavier Barreto, diz que é preciso saber aplicar bem o dinheiro que já está a ser gasto por se manter estas pessoas nos hospitais do SNS.

O responsável reage deste modo à notícia de que há cada vez mais pessoas que, apesar de já terem tido alta, continuam nos hospitais por não terem para onde ir. Os dados resultam do VII Barómetro de Internamentos Sociais, realizado pela APAH.

"Contabilizados todos os custos, a questão que podemos colocar é a de que se este dinheiro não seria mais bem investido em apoios sociais, no alargamento da rede, quer em cuidados continuados quer de estruturas para pessoas idosas”, diz Xavier Barreto à Renascença.

"Ttrata-se de boa gestão de dinheiro publico e uma melhor alocação deste dinheiro que já estamos a gastar”.

Para o presidente da APAH, "é urgente recuperar soluções concertadas entre os setores da Saúde e da Segurança Social, encontrando respostas adequadas para estes doentes”.

Barreto diz que faltam vários apoios como psicossociais, formação dos cuidadores informais e outras estruturas físicas que complementem as necessidades destas pessoas como vagas em rede de continuados integrados e em lares. "É um diagnóstico feito já há muitos anos e que, infelizmente, se tem mantido."

Os dados do barómetro derevelam sobretudo, a falta de uma rede nacional de cuidados continuados integrados. Além de o número de pessoas que prolongam a permanência nas unidades hospitalares ser elevado, o tempo que estas pessoas permanecem nos hospitais também se prolonga. Este ano, esse número de dias de internamento aumentou de 30 mil para mais de 100 mil, situação que segundo Xavier Barreto "tem vindo a crescer e tende a crescer se nada for feito”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    02 jun, 2023 Lisboa 09:28
    è inadmissível que em pleno século XXI, o país continue a não ter um conjunto de lares, dignos desse nome, legais, para ter onde colocar todos aqueles e aquelas que sendo abandonados pelos familiares, passam os últimos dias das suas vidas em plenos hospitais a ocuparem camas necessárias para vários outros utentes serem assistidos e que não o são por causa desta desorganização e falta de investimento. O que precisa o Governo e os que dizem tutelar a Segurança Social para fazerem esse investimento e oferecerem aos portugueses a qualidade de vida e a dignidade humana de que necessitam e merecem? Se juntarmos ás dezenas que assim enchem os hospitais, todos aqueles e aquelas que nas suas casas, em total solidão, com necessidades especiais, seja de higiene, apoio afetivo ou outro que a solidão lhes impõe, não teriam outra dignidade humana nesses tais lares que não existem mas de que há décadas o país necessita e os portugueses também? Mal dos portugueses e portuguesas que continuam entregues a si próprios, num país como este exemplo disso faz prova, continua a ter instituições que não funcionam, pois nunca responderam às necessidades por incompetência e irresponsabilidade dos que as fingem dirigir, que estão muito mais preocupados com o seu bem estar pessoal e nunca com o bem estar da população que necessita e tem o direito a ser apoiada, direito esse que ainda hoje lhes é assim imoral, olegal e desumanamente negado.

Destaques V+