Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mark Zuckerberg pede desculpa a famílias de vítimas de abusos nas redes sociais

31 jan, 2024 - 22:15 • Ricardo Vieira

Patrão do Facebook e do Instagram ouvido no Senado norte-americano. "Peço desculpa por tudo o que passaram, é terrível", declarou Zuckerberg .

A+ / A-
Zuckerberg pede desculpa às famílias dos jovens prejudicados pelas redes sociais da Meta
Zuckerberg pede desculpa às famílias dos jovens prejudicados pelas redes sociais da Meta

Mark Zuckerberg, o presidente-executivo da Meta, empresa que detém o Facebook e o Instagram, pediu esta quarta-feira desculpa às famílias de crianças que foram vítimas de abusos e bullying nas redes sociais.

O CEO da Meta falava numa audiência do Comité Judiciário do Senado dos Estados Unidos sobre como proteger crianças da exploração sexual na internet.

Durante o seu testemunho, Mark Zuckerberg pediu perdão pelos danos que as redes sociais provocaram a crianças e jovens.

Desafiado pelo senador republicano Josh Hawley, o CEO da Meta levantou-se, virou-se para as famílias de vítimas que estavam na audiência e fez “mea culpa”.

"Peço desculpa por tudo o que passaram, é terrível. Ninguém deveria passar por aquilo que as vossas famílias sofreram”, declarou Mark Zuckerberg.

O CEO da Meta e os patrões do TikTok, Snap, X e do Discord foram questionados esta quarta-feira, durante várias horas, por um grupo de senadores norte-americanos sobre o impacto das redes sociais na sociedade e o que estão a fazer para proteger as crianças na internet.

Atrás dos representantes das empresas tecnológicas de divulgação de conteúdos estavam familiares de cinco crianças que se suicidaram ou automutilaram em resultado de publicações nas redes sociais.

O responsável pelo TikTok, a rede social em maior expansão no mundo, foi questionado pelos senadores se envia dados dos utilizadores para a China.

Sob juramento, Shou Zi Chew negou que o TikTok forneça dados dos cibernautas norte-americanos ao governo de Pequim.

Sobre a questão dos abusos online, o CEO do TikTok disse aos senadores que é pai de três filhos e que compreende a problemática de garantir a segurança dos mais novos nas redes sociais.

"Como pai de três crianças eu sei que as questões que estamos a discutir aqui hoje são horríveis e o pesadelo de todos os pais", declarou.

Shou Zi Chew admitiu que os seus filhos não têm acesso ao TikTok devido às regras em Singapura, onde a família reside.


Linhas de apoio e de prevenção do suicídio em Portugal

SOS Voz Amiga: 213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660 (das 15h30 às 00h30)

Conversa Amiga - Inatel: 808 237 327 e 210 027 159 (das 15h às 22h)

Vozes Amigas de Esperança de Portugal - Voades-Portugal: 222 030 707 (Das 16h às 22h)

Telefone da Amizade: 228 323 535 (das 16h às 23h)

Voz de Apoio: 225 506 070 (Das 21h às 24h)

SOS Estudante: 915246060 - 969554545 - 239484020 (Todos os dias das 20h à 1h - exceto férias escolares)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+