Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Era largá-los uma semana num casebre sem água". Manuel Lemos critica quem ignora Estado Social

20 dez, 2023 - 14:24 • Tomás Anjinho Chagas

Presidente da União das Misericórdias condena os que falam do Estado Social para "cumprir politicamente correto" e volta a alertar para instabilidade política. Ministra lembra que PS "tem acordo assinado" com setor social.

A+ / A-

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, condena aqueles que falam da "vitalidade do Estado Social" para "cumprir o politicamente correto" e não o cumprem.

Na tomada de posse do novo mandato, que decorreu esta quarta-feira na Capela de Santo António, em Lisboa, o dirigente formado em Direito afirmou que quem o faz desconhece a realidade do país.

"Fala-se muito da importância vital do Estado Social, mas quando vejo muitos atores a falar do que não sabem, só para cumprir o politicamente correto do respetivo grupo ideológico, apetece-me largá-los uma semana num qualquer bairro deprimido de uma área metropolitana, ou deixá-los num casebre sem água corrente de uma área rural, para perceberem como vivem as crianças, os idosos e os jovens do país em que vivemos", atirou Manuel Lemos.

Tal como tinha feito em entrevista à Renascença e à agência Ecclesia, Manuel Lemos voltou a admitir que está preocupado com um cenário de ingovernabilidade em Portugal e deixou um aviso ao próximo governo.

"Avaliamos a qualidade e excelência de uma nação e de um sistema pela sua capacidade de cuidar daqueles que não são capazes de o fazer. E Portugal, os políticos, as Finanças, seja lá quem for, tem de ter isto presente", disse o presidente da UMP.

"Governo do PS tem pacto assinado"

Confrontada com um cenário de ingovernabilidade e questionada se este tema merecia um acordo entre PS e PSD, a ministra do Trabalho e da Segurança Social lembrou que o governo socialista tem um acordo assinado com o setor social. Aos jornalistas, Ana Mendes Godinho vincou os últimos anos de articulação com o terceiro setor.

"O governo do PS tem um pacto assinado com o setor social com compromissos muito claros", afirma a governante, apesar do facto de o PS poder perder as eleições em março do próximo ano.

Sobre o número de pessoas em situação de sem-abrigo, que atingiu as 10 700 em 2022, Ana Mendes Godinho não comentou diretamente, mas assinala que agora já é possível medir o problema.

"Foi um projeto muito difícil de implementar, mas conseguimos. Passámos a ter uma plataforma para, em tempo real, saber exatamente quem são as pessoas, quem são e onde é que estão", sublinha a ministra do Trabalho e da Segurança Social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    20 dez, 2023 Lisboa 15:38
    Sem esquecer os políticos que são os principais responsáveis pela vergonhosa realidade social que o país vive, não é menos verdade que muitos e muitas das que são pagos pelo erário público para dirigirem as Misericórdias, estão a quilómetros das necessidades da população, e sobre os quais não leio uma única palavra deste sujeito. Será que ignora as incompetências e irresponsabilidades dos que fingem dirigir várias das Misericórdias? Veja.se o que o ex Provedor da SCML fez com os brasileiros no que á internacionalização dos jogos da SCML por exemplo. Quem assume os danos colaterais para o país de tamanha irresponsabilidade? Sobre esta vergonha este indivíduo não tem nada a dizer para evitar mais e maiores danos no futuro?

Destaques V+